Descrição de chapéu Obituário Márcio Flávio Alencar (1977 - 2022)

Mortes: Ensinou matemática com amor e humor

Querido por alunos, Márcio Flávio Alencar morreu em decorrência de um câncer no fígado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A morte aos 44 anos de idade e por uma doença grave cerca de sete meses após sua descoberta é uma equação difícil de entender.

No dia 30 de março, as complicações causadas por um câncer no fígado tiraram o professor Márcio Flávio Alencar da matemática e do convívio com familiares, amigos, colegas de profissão e alunos.

Em agosto de 2021, ele havia sido diagnosticado com carcinoma hepatocelular.

Márcio Flávio Alencar (1977-2022)
Márcio Flávio Alencar (1977-2022) - @grancursosonline no Instagram

Nascido e criado em Brasília, Márcio era apaixonado pelo magistério. Formado em matemática pela Universidade de Brasília, começou a lecionar em 1997.

Deu aulas em escolas públicas e particulares e, a partir de 2001, iniciou como professor em cursos preparatórios para concursos públicos.

Lecionava matemática e raciocínio lógico na plataforma Gran Cursos Online. Em 23 de janeiro de 2018, gravou a primeira aula de preparação para o concurso do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Márcio era mestre em facilitar o que estava difícil. Carismático e humilde, desejava dar a melhor aula possível aos seus alunos. Para desmistificar a matemática, utilizava três ferramentas: o amor, o humor e uma didática excelente.

"Ele ensinava o que os alunos nunca conseguiram aprender durante toda a vida escolar. Quando resolvia um problema matemático, usava o jargão ‘morreu maria preá’, que sempre vai ecoar por aqui", diz o cofundador do Gran Cursos Online e amigo, Rodrigo Calado, 36. A expressão é de origem nordestina, geralmente empregada quando um assunto é encerrado.

Além de deixar um legado importante, Márcio mudou a vida de muita gente para melhor por meio da educação e da tecnologia e era isso o que queria para os seus alunos. "Ele veio ao mundo para causar grande impacto", afirma Rodrigo.

"Um dia me perguntaram o que seria um mundo ideal para mim. Respondi que meu desejo era que todos tivessem as mesmas oportunidades na vida", escreveu Márcio em sua página no Facebook.

O professor deixa um filho, os pais, um irmão e a namorada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.