Rodízio de veículos será mantido em SP em dias de jogos do Brasil na Copa

Veja como serão outros serviços públicos na capital paulista; estreia da seleção é nesta quinta (24), às 16h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O rodízio de veículos na cidade de São Paulo será mantido nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022. Assim, nesta quinta-feira (24), quando o Brasil enfrenta a Sérvia em sua estreia no Mundial do Qatar, carros com placas final 7 ou 8 não podem circular no minianel viário da capital das 7h às 10h e das 17h às 20h.

A operação dos ônibus, segundo a SPTrans, nos horários de pico será antecipada nos dias em que houver partidas da seleção brasileira para garantir o transporte dos trabalhadores e torcedores. Nesta quinta, 100% da frota deve operar já a partir das 13h, três horas antes da partida.

Na segunda (28), quando a seleção entra em campo às 13h, a SPTrans manterá a operação normal com toda a frota.

A primeira partida da seleção brasileira será às 16h (de Brasília). O torcedor cujo carro tiver placas com final 7 ou 8 e quiser deixar o trabalho no intervalo para ver o segundo tempo em casa corre o risco de ser multado em R$ 130,16 e receber quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os demais jogos do Brasil na primeira fase da Copa são na segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça —nesse dia as restrições são para veículos com placas final 1 e 2 —, e contra Camarões, na sexta (2), às 16h —quando são vetadas placas com final 9 e 0, nos mesmos horários.

Foto oficial da Seleção Brasileira - Copa do Mundo Catar 2022
Foto oficial da Seleção Brasileira - Copa do Mundo Catar 2022, serviços vão sofrer alterações em função dos jogos - Lucas Figueiredo/CBF

Apesar de o rodízio estar mantido, o paulistano deve ficar atento a mudanças em vários serviços públicos em dias de jogos da seleção.

Escolas

Escolas públicas e particulares de São Paulo vão dispensar os alunos mais cedo nos dias de jogos do Brasil.

No caso das municipais, as aulas serão suspensas duas horas antes de cada jogo da seleção brasileira.

Alguns colégios particulares decidiram que vão manter equipes de professores de plantão caso os pais não possam buscar os filhos antes das partidas. Nessas unidades, está prevista a transmissão dos jogos para os alunos.

O governo paulista e a Prefeitura de São Paulo informaram que as escolas estaduais e municipais têm autonomia para definir se irão suspender as atividades letivas em dias de jogos. No entanto, os dois ressaltaram que elas devem repor o que for perdido nesse período.

Transportes Metropolitanos

Nos dias em que acontecerão os jogos do Brasil, a operação de algumas empresas ligadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) terão ajustes para que todos consigam chegar a seus destinos a tempo de assistir às partidas.

Trilhos

O horário de pico no Metrô e na CPTM , segundo a assessoria de imprensa, será antecipado para às 14h, quando os jogos estiverem marcados para começar às 16h —por exemplo, na próxima quinta (24). Nos dias em que o jogo começa às 12h ou às 13h, a operação será monitorada pelas empresas para a entrada de mais trens, se houver necessidade.

Já a ViaMobilidade e a ViaQuatro vão inserir mais trens de acordo com a demanda nos dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir às partidas.

EMTU

Nos dias em que os jogos serão às 16h, haverá reforço na oferta de viagens a partir das 14h, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária. Já nos dias com jogos às 12h ou às 13h, os horários serão mantidos com monitoramento da demanda e eventuais ajustes, se necessário.

Saúde

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) AMAs/UBSs integradas, hospitais dia e Caps (Centros de Atenção Psicossocial) 2, 3 e 4 funcionarão normalmente na capital paulista nos dias de jogos do Brasil na primeira fase, diz a Secretaria Municipal da Saúde.

Os hospitais veterinários públicos —unidades norte, sul, leste e oeste— também terão expediente normal nesta quinta e no dia e 2 de dezembro. Já em 28 de novembro atenderão apenas urgências e emergências.

O expediente será suspenso duas horas antes dos jogos em equipamentos como os Ceccos (Centros de Convivência e Cooperativa), CERs (Centros Especializados em Reabilitação), CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), SAEs (Serviços de Assistência Especializada), CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento), AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades e AEs (Ambulatórios de Especialidades).

Poupatempo

O funcionamento dos postos se dará de forma parcial durante os jogos do Brasil.

Nos dias de jogos às 16h, as unidades vão operar até às 14h. Nos dias de jogos às 13h, vão funcionar até às 11h. As opções digitais seguirão disponíveis.

Bancos

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol.

Nos jogos com horário previsto às 12h, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.

Nos estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30. Naqueles com diferença de duas horas: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.

Correios

Nesta quinta-feira, as agências fecham às 15h. Na segunda, elas fecham uma hora antes da partida e abrem 15 minutos após o encerramento do jogo. No dia 2 dezembro, o expediente é encerrado uma hora antes de a bola rolar e só volta no dia seguinte.

Parques municipais

Os parques municipais naturais e urbanos abrirão normalmente, exceto na segunda (28), quando os parques naturais fecham para manutenção. Confira o horário de funcionamento de cada equipamento:

Os viveiros municipais Harry Blossfeld, Arthur Etzel e Manequinho Lopes e a Umapaz –Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz– terão expediente até duas horas antes das partidas.

O Planetário do Carmo, no parque do Carmo, na zona leste, estará fechado nos dias 24 e 28 de novembro e em 2 de dezembro terá atendimento escolar até as 14h.

Centros Esportivos

Estarão abertos, mas suas secretarias funcionarão em regime de plantão, de acordo com as datas dos jogos da seleção brasileira.

Mercados municipais e sacolões

A maioria fecha meia hora antes do jogo desta quinta-feira e não abre mais. Na segunda (28), é preciso checar com cada local se ele vai reabrir a após a partida, o que não deve acontecer no último jogo do Brasil na primeira fase.

Outros órgãos

O governo de São Paulo informou que nos dias dos jogos às 16h, o expediente das repartições públicas será encerrado às 14h, e nos dias com partidas às 13h, será encerrado o atendimento às 11h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.