Descrição de chapéu Obituário Derivan Ferreira de Souza (1955 - 2023)

Mortes: Tornou a caipirinha um drink essencial no mundo

Mestre Derivan era um dos profissionais mais experientes do país e formou gerações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Derivan Ferreira de Souza era conhecido no meio da gastronomia como Mestre Derivan. Pioneiro da coquetelaria brasileira, o bartender de 68 anos nasceu na cidade baiana de Cansanção, mas vivia na capital paulista havia mais de 50 anos.

Considerado pelo meio gastronômico um dos mais experientes bartenders do país, ele se formou no Senac e começou sua história na profissão no antigo Hotel Hilton, na avenida Ipiranga, no centro de São Paulo. Ele também trabalhou em casas como Paddock, Bistrô, Ficus Bar, Tanoeiros Bar, La Petula, Esch Café, Bar Número, Blue Note e Riviera Bar.

Derivan foi presidente da Associação Brasileira de Bartenders e professor da Associação Brasileira de Sommeliers. Ainda escreveu nove livros, entre os quais "Coquetelaria ao Alcance de Todos", de 2011, e "Ultimate Bartender Book 2018", um guia para profissionais do balcão.

Derivan Ferreira de Souza (1955 - 2023)
Derivan Ferreira de Souza (1955 - 2023) - Tuca Vieira - 11.set.06/Folhapress

Um dos responsáveis por incluir a caipirinha na lista da International Bartenders Association (IBA), que seleciona coquetéis considerados essenciais, ele organizava desde 2017 o Concurso Internacional Rabo de Galo. O objetivo da disputa é premiar o bartender com a melhor combinação da receita, preparada com cachaça e vermute.

Seu sucesso no ramo não tinha só a ver com os títulos que acumulava, mas também com hospitalidade, discrição e elegância com que tratava seus clientes. "Bartender torce para todos os times de futebol, apoia todos os partidos políticos e tem fé em todas as religiões", disse ele ao UOL em agosto de 2022.

Seu genro, Roberto de Paula Ferreira, trabalhou ao lado do bartender e revelou o desejo de escrever sua biografia. "Todo mundo da área da coquetelaria no Brasil conhece o Derivan e é por isso que ele tinha esse título de mestre. Ele sempre me inspirou, me incentivou a estudar, foi uma referência para mim e para todo o mundo."

Derivan morreu no dia 18 de abril, em Sesimbra, Portugal, onde participava de uma das etapas do Concurso Internacional Rabo de Galo.

Segundo familiares, o mestre participou de um jantar na noite de quarta-feira (17) com seu sócio Fábio Freitas e passou mal. Decidiu não buscar ajuda médica e foi dormir. Mais tarde, foi encontrado pelo sócio desacordado. Ele chegou a ser levado ao hospital de Setúbal, mas não resistiu a um infarto.

O enterro deve acontecer no Cemitério da Saudade, em Ferraz de Vasconcelos (SP).

Quase uma semana após sua morte, a família ainda aguarda a liberação do corpo em Portugal para trazê-lo ao Brasil. Segundo a seguradora, isso deve acontecer até a próxima terça-feira (30).

Mestre Derivan deixa a esposa, Mariluce Maria, os três filhos, Douglas, Dantley e Dérica, e seis netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.