Descrição de chapéu Obituário Rosa Maria Bacci Fernandes (1945 - 2023)

Mortes: Auxiliar de enfermagem, conheceu o futuro marido no hospital

Rosa Maria Bacci Fernandes largou a vida na roça em Minas Gerais para se tornar uma mulher carismática no interior de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vaidade ao passar rímel nos cílios antes mesmo de preparar o café da manhã era a demonstração de quem teria o semblante reluzente durante todo o dia.

Rosa Maria Bacci Fernandes era assim, costumava acordar disposta e com tudo planejado.

Segunda mais velha de sete irmãos, ainda na infância trabalhou no cultivo de café em Jacutinga (MG).

Mulher ergue uma taça em sinal de brinde
Rosa Maria Bacci Fernandes (1945 - 2023) - Arquivo pessoal

Mas calejar as mãos, que depois seriam bem cuidadas pelo resto da vida, não estava nos planos. Com duas irmãs, largou a roça e se matriculou em um curso de auxiliar de enfermagem na vizinha Espírito Santo do Pinhal (a 189 km de SP). "Elas não se contentavam com a situação", diz Elton, 43, o caçula de Rosa.

Na cidade do interior paulista, a auxiliar de enfermagem se formou e conseguiu a indicação para trabalhar em um hospital de Jundiaí (a 58 km de SP), o que iria mudar sua vida.

Para lá levou os pais e a fama de pessoa acolhedora crescia. Tanto que um dia dona Octacilia, mulher de um paciente internado com problemas no coração, se encantou com o atendimento e pregou para a enfermeira: "Meu filho precisa ver você."

Com o empurrãozinho da sogra, foi no hospital onde trabalhava que conheceu o futuro companheiro, o jornalista Ademir Fernandes.

Nascia o casamento e as agradáveis serenatas na residência do casal, que atraíam anônimos e famosos, como Guarabyra, da dupla com Sá.

"Ela adorava receber as pessoas em casa", diz a filha Ellen, que, assim como o irmão, seguiu a carreira de jornalista do pai.

Rosa tinha prazer em cantar as músicas chilenas entoadas naqueles encontros e em corais de sua cidade. Também cativava os convidados de suas festas juninas com quentão e canjica.

Nem mesmo a cansativa rotina dos plantões de 12 horas em hospital a impediam de ser arrimo de família.

Tanto que a mulher resistiu ao abalo pela morte do marido em 2000, vítima de câncer.

Continuou a vida nos vários grupos dos quais fazia parte, como os de viagens. Aposentada, conheceu o Brasil, Argentina e o circuito religiosos formado por Roma, Jordânia e Israel.

Nas horas vagas, gostava de assistir ao programa do cantor Ronnie Von na TV e de ver o sobrinho tocar bateria. Religiosa, todo dia 13 de junho ia à paróquia de Santo Antonio.

Em 2019, vieram os primeiros sinais de que algo não estava bem. Rosa foi diagnosticada com demência frontotemporal. A enfermeira que atendeu tanta gente passou a necessidade de cuidados. Teve, porém, lucidez suficiente para conhecer e aproveitar os dois netos.

Viúva, Rosa Maria Bacci Fernandes morreu no último dia 20 de maio, aos 77 anos. Deixa os filhos Ellen, 47, e Elton, 43, e os netos Helena, 3, e Enrico, 1.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.