Descrição de chapéu violência

Veja quais foram as 50 cidades mais violentas do país em 2022

Municípios baianos são os de maiores taxas de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quatro municípios da Bahia lideram a lista das 50 cidades brasileiras (acima de 100 mil habitantes) mais violentas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Jequié é a primeira do levantamento, com a taxa de 88,8 mortes a cada 100 mil habitantes, seguida por Santo Antônio de Jesus (88,3), Simões Filho (87,4) e Camaçari (82,1).

 Imagens aéreas mostram áreas alagadas pelo rio Jequiezinho, em Jequié, a cidade com mais mortes violentas do país em 2022
O município de Jequié, no sudoeste da Bahia, lidera a lista de cidades mais violentas do país em 2022, com a taxa de 88,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes - Diego Mascarenhas/Governo da Bahia

Como comparação, a média nacional no mesmo ano é de 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

Os dados são compostos por estatísticas agregadas de secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis, militares e federal e de outras instituições.

A lista foi feita a partir da categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI), que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em alguns casos, contabilizadas dentro dos homicídios dolosos, conforme notas explicativas).

Desta forma, a categoria MVI representa o total de vítimas de mortes violentas com intencionalidade definida de determinado território.

Confira abaixo a lista:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.