Descrição de chapéu Mobilidade

Falha causa lentidão nos trens da linha 9-esmeralda por 4h30 em São Paulo

Problema na sinalização na região do Grajaú causou o problema no trecho operado pela ViaMobilidade, que foi solucionado por volta das 9h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os trens da linha 9-esmeralda da ViaMobilidade circularam com velocidade reduzida desde o início da operação, ainda na madrugada desta quinta-feira (10), em São Paulo. O problema durou 4h30 e foi solucionado por volta das 9h, segundo a concessionária.

Mesmo com a normalização do problema, os reflexos ainda são sentidos ao longo da linha 9-esmeralda.

De acordo com a ViaMobilidade, uma falha de sinalização causada por problema no sistema de processamento de dados entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Autódromo ocasionou o problema. Os trens, desde às 4h26, circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Bruno Covas-Mendes Vila Natal e Autódromo.

Estação Grajaú lotada na manhã desta quinta-feira (10) - Reprodução/TV Globo

Os trens circularam de forma extremamente lenta, o que afetou toda a linha. As estações ficaram cheias e quando os trens chegavam já estavam lotados e os passageiros não conseguiam entrar.

Os usuários reclamaram das constantes falhas na linha e da falta de informação sobre como proceder.

O sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) não foi acionado pela companhia sob justificativa de que não houve paralisação.

A ViaMobilidade afirmou que os técnicos da companhia atuaram desde cedo para normalizar a falha.

"Das 4h26 às 4h46, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Grajaú e Autódromo. Das 4h46 às 4h51, o trecho foi entre Grajaú e Jurubatuba. A partir de 4h51, entre Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Autódromo", traz nota da concessionária.

Trem lotado na estação Mendes Vila Natal por conta de falha na circulação - Reprodução/TV Globo

Ainda segundo a companhia, os passageiros foram orientados por avisos sonoros nos trens e nas estações.

Por conta da falha da linha 9-esmeralda diversos usuários se atrasaram para chegar ao trabalho, consultas médicas, cursos e demais compromissos.

Nas redes sociais, eles reclamaram da situação.

"Será que o pessoal que CLAMAM por privatizações, estão utilizando a linha 9 esmeralda? Goteiras, Falhas, etc", diz Rafael Moraes.

"Mais um dia de problema na linha 9 esmeralda. Estou na estação de Altino e avisaram que devido à falha de sinalização os trem estão com velocidade reduzida", reclama Emerson Santos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.