Descrição de chapéu Folhajus

Justiça aumenta pena de participantes de roubo de 770 kg de ouro do aeroporto de Guarulhos

Agora as sentenças somadas ultrapassam 252 anos de prisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça de São Paulo aumentou as penas impostas aos seis réus condenados por roubar 770 quilos de ouro, além de joias, no aeroporto internacional de Guarulhos, em julho de 2019.

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou recurso do Ministério Público e agora as sentenças somadas ultrapassam 252 anos de prisão.

Em março de 2021, as seis pessoas acusadas de participação no roubo foram condenadas a penas que variavam entre 24 e 43 anos de reclusão, que, somadas, superavam 221 anos, conforme sentença do juiz Gilberto Azevedo de Moraes Costa, da 6ª Vara Criminal de Guarulhos.

Viatura clonada da Polícia Federal usada em roubo no aeroporto internacional de Guarulhos - Divulgação

Segundo o Ministério Público, a carga de ouro roubada foi avaliada em R$ 117 milhões. Os criminosos usaram disfarces de agentes da Polícia Federal.

A decisão do relator, desembargador Roberto Grassi Neto, levou em conta as consequências do crime diante do transtorno à empresa vítima e aos proprietários dos bens levados.

Entre os condenados está Francisco Teotônio da Silva Pasqualini, conhecido como "Velho", que durante as investigações chegou a ser chamado pelos policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de "Professor", em alusão ao personagem que lidera um bando de ladrões na série "Casa de Papel", da Netflix.

O roubo consumiu R$ 1 milhão dos assaltantes —a polícia estima um total de 14 pessoas envolvidas— e longo planejamento. A ação no aeroporto durou dois minutos e meio e foi captada pelas câmeras de segurança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.