Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva Rio

Com Rio em 'grande perigo' por causa da chuva, prefeitura pede para população não sair de casa

Bombeiros estão de prontidão em todo o estado; municípios criam plano de contingência e preparam abrigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Depois de um forte calor ao longo do dia nesta quinta-feira (21), a previsão é que a chegada de uma frente fria provoque uma chuva forte já durante a noite em todo estado do Rio de Janeiro.

A dimensão que a chuva pode tomar até o fim de semana fez com que os municípios fluminenses antecedam medidas de atendimento à população.

No início da noite, em entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Paes (PSD) confirmou que a capital terá temporal já na madrugada desta sexta (22). "Essa chuva virá forte podendo passar de 40mm em uma hora e 200mm em 24h, mais no final da sexta-feira. É bem maior do que a média histórica de março, que é 124mm no mês todo", disse.

Paes informou ainda que, se previsões se confirmarem, vai recomendar que além do setor público, as escolas particulares também cancelem suas atividades nesta sexta. "É uma decisão que nesse caso tem que ser para todos, e portanto a gente quer tomar com a informação mais apurada", afirmou.

"As pessoas devem olhar para essas 72 horas imaginando que aquilo que não for essencial, não deve ser feito", completou o prefeito, que vai passar a madrugada no Centro de Operações da Prefeitura acompanhando as projeções da meteorologia.

Horas antes, em sua conta no X (antigo Twitter), Paes pediu para que as pessoas se desloquem mais cedo nesta quinta-feira, e evitem de se deslocar pela cidade na sexta-feira.

Ao lado da chefe de meteorologia do Centro de Operações Rio, Raquel Franco, o prefeito pediu para as pessoas que moram em áreas de risco tomem cuidado e respeitem a sirene, respeita. "Parece que teremos um evento severo", afirmou.

No início da noite, teve registro de pancadas de chuva forte e isoladas atingiram bairros do Grande Rio, mas sem ocorrências.

Os números indicam que, da noite de quinta a domingo (24), pode chover de 300 a 500 milímetros por dia. O volume é maior do que o da média prevista para março inteiro na capital (135mm); ou quase o esperado para todo este mês em Petrópolis (207,5mm), na região serrana.

Alagamento no bairro Lote XV, em Duque de Caxias na Baixada Fluminense, após temporal que atingiu a cidade em janeiro. - Eduardo Anizelli-15.jan.2024/Folhapress

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), alertou que o maior risco dessa vez está nas regiões metropolitana, serrana e no litoral sul do estado.

A situação motivou uma reunião, nesta quarta (21), de representantes do Cemaden com as Defesas Civis fluminenses, para deixar a população de sobreaviso. O órgão nacional emitiu aviso de "grande perigo" para todo o estado, por causa da previsão de grandes volumes de chuva e ventos fortes.

O Climatempo também emitiu alerta de que essa será uma situação "excepcional" e que os níveis pluviométricos entre esta quinta e domingo "podem superar o volume médio para todo o mês de março em 24/48 horas".

Em relação a temperatura, a previsão é de que os termômetros marquem entre os 18°C e os 29°C na sexta, e entre os 17°C e os 26°C no sábado. No domingo, a mínima deve ser de 17°C e máxima de 27°C.

Nesta quinta, o Greenpeace Brasil protocolou um ofício, com outras 34 organizações, cobrando medidas emergenciais do governo do estado antes que uma tragédia ocorra. Entre as recomendações, a organização destaca a suspensão de aulas e gratuidade no transporte viário para auxiliar no deslocamento da população.

"É um pedido de socorro das nossas favelas, bairros e cidades do Rio de Janeiro, que se movimentam em busca de soluções diante da previsão de tempo para o final de semana", disse a coordenadora da Casa Fluminense, Larissa Amorim, que está entre as organizações que assinam o documento.

Após reunião com representantes de órgãos sobre o tema para alinhas as ações do plano de contingência na noite desta quinta, o governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (21) e pediu aos prefeitos para que façam o mesmo. Logo após o comunicado do governador, a Prefeitura de Niterói seguiu a recomendação e decretou ponto facultativo na cidade. A Prefeitura do Rio também decretou ponto facultativo. As aulas estão suspensas nas redes estadual e municipal.

Castro disse ainda que o estado está preparado para enfrentar possíveis consequências das chuvas. "As redes de todo o estado vão divulgar os alertas e as sirenes foram todas trocadas. Então temos a convicção de que estamos preparados caso hajam momentos de dificuldade", afirmou.

Na capital, o Plano Verão foi acionada com horários estendidos das equipes, caso seja necessário. As medidas do programa também incluem um trabalho preventivo, como o de desassoreamento de rios, obras contra deslizamentos de encostas, e limpeza de ralos.

Na Baixada Fluminense, que ficou debaixo d’água durante os temporais de janeiro e fevereiro, a cidade de Duque de Caxias informou que mobilizou todo seu efetivo para atuar em caso de necessidade. Já a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que seguirá um plano de contingência em caso de eventos climáticos extremos e que poderá abrir pontos de atendimento e abrigos temporários.

Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a Defesa Civil está com toda a sua equipe de prontidão e conta ainda com mais de três mil voluntários para atuar em caso de chuvas fortes. Outros dois mil agentes também poderão ser mobilizados para atuar em casos de emergência.

Na região serrana, o distrito de Petrópolis, que teve mais de 200 mortos na tragédia climática de janeiro de 2022, emitiu um aviso meteorológico, que dura até a tarde de segunda-feira por causa da chuva. A Defesa Civil do município disse que segue monitorando o tempo, podendo emitir novos alertas a qualquer momento.

O prefeito Rubens Bomtempo também convocou o Comitê de Ações Emergenciais e instalou o Centro Integrado de Comando e Controle.

Em Teresópolis, a Defesa Civil afirmou que as equipes estão "de sobreaviso e preparadas para o atendimento em caso de emergência". A prefeitura entregou nesta quarta um muro de contenção construído no bairro do Caleme, atingido nas chuvas de 2011.

Já a prefeitura de Friburgo informou que foram realizados simulados e que inaugurou obras de drenagem nos bairros de Olaria e do Centro. Com 36 sirenes instaladas, o município disse que conta ainda com novos computadores na sala de monitoramento e viaturas 4x4 adquiridas para atender ocorrências em terrenos adversos.

Em todo estado, o Corpo de Bombeiros do Rio informou que irá dobrar o afetivo de militares de serviço "nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos", como na Baixada Fluminense, além das regiões serrana, sul, norte e noroeste fluminense. Nesses locais, segundo a corporação, os comandantes ficarão aquartelados e de prontidão, junto com a tropa.

"Estamos a postos, preparados para agir com força total, caso o cenário de risco se confirme. Todos os recursos do Corpo de Bombeiros estão à disposição da população fluminense", disse o coronel Leandro Monteiro.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, das 15h de sexta-feira até a madrugada de domingo, com ondas que podem chegar aos 3 metros de altura.

Atividades suspensas

No fim da noite desta quinta (21), o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio) informou que suspendeu o expediente nesta sexta (22) e os prazos processuais para "garantir a segurança e integridade física de advogados, partes, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários."

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) suspendeu todas as atividades presenciais em todos os campi da universidade nesta sexta (22). A UFF (Universidade Federal Fluminense) também anunciou a suspensão das atividades nos campi de Angra dos Reis, Nova Friburgo e Petrópolis. Na unidade de Niterói, as aulas da noite desta quinta (21) foram suspensas. As atividades de sexta, no entanto, ainda estão sendo avaliadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.