A companhia aérea Voepass –cujo avião transportando passageiros de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP) caiu no interior paulista nesta sexta (9)–possui um acordo para venda de passagens junto à Latam, chamado codeshare.
O termo se refere a um trato entre empresas para ampliar a malha de voos e conexões, oferecendo trechos alcançados apenas pela parceira.
A Latam, assim, comercializa a seus clientes voos domésticos de curta distância operados pela Voepass. Esta, por sua vez, tem um catálogo de voos nacionais mais longos operados pela Latam.
Durante alguns anos, a Voepass também manteve acordo de codeshare com a Gol. A parceria, porém, foi rompida em 2023.
A Voepass é hoje a quarta maior companhia aérea do Brasil em participação de mercado.
Segundo os últimos dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o RPK (indicador utilizado pelo setor para mediar a demanda) registrado pela Voepass correspondia a cerca de 0,6% da participação de mercado em junho deste ano.
A empresa fica atrás das três principais companhias do setor –Azul, Latam e Gol–, que detêm, juntas, mais de 99% da demanda do setor.
Anteriormente chamada de Passaredo, a empresa anunciou em agosto de 2019 a aquisição de 100% do controle societário da MAP Linhas Aéreas, numa tentativa de aumentar suas operações no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.
Hoje, a Voepass possui uma frota de 15 aeronaves —todas da empresa franco-italiana ATR—, que viajam a 40 destinos do país. Os aviões são dos modelos ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500.
Os aviões ATR são turboélices bimotores de médio porte –modelos pensados para voos regionais em rotas domésticas, geralmente em locais com infraestrutura menos sofisticada.
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