Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2010 - 11h39

Vírus da dengue que estava inativo há 20 anos volta a ser identificado no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O vírus tipo 1 da dengue voltou a ser detectado no Estado do Rio de Janeiro após 20 anos de inatividade. Como a população do Rio não convivia com essa variação do vírus da dengue, a Secretaria Estadual de Saúde já está em alerta para evitar uma epidemia devido à baixa resistência imunológica da população.

RR pode ter caso do vírus tipo 4 da dengue após 29 anos
Notificação de dengue quebra recorde no país
Minas registra mais de 200 mil casos de dengue
Pai quer processar prefeitura por morte de filho

De acordo com o entomologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Rafael Freitas, há muito mosquito no Rio de Janeiro e, neste primeiro momento, não dá para identificá-los como o transmissor da dengue. Porém, destacou, caso os mosquitos sejam o Aedes aegypti, uma epidemia não está descartada.

Até a última quarta-feira (4) foram registrados 22.600 casos de dengue em todo o Estado do Rio. No ano passado, 11.411 pessoas tiveram a doença. De acordo com nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, o número aumentou, porém ainda não é alarmante, e todas as medidas estão sendo tomadas para controlar o avanço da dengue.

Algumas recomendações para evitar a proliferação dos mosquitos são: não deixar água parada em recipientes como garrafas, vasos de plantas e pneus, além de manter as caixas de água bem tampadas para evitar os criadouros do transmissor da dengue.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página