Descrição de chapéu Viver câncer dieta

Conheça os quatro alimentos considerados cancerígenos pela OMS

Bebidas alcoólicas e carnes processadas estão na lista de substâncias que causam a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês), classificou o aspartame como "possivelmente cancerígeno" nesta quinta-feira (13). Além desta classificação, a agência também enumera aqueles com potencial de causar a doença.

O adoçante artificial é comumente utilizado em produtos dietéticos como refrigerantes, chicletes e outros tipos de doces sem açúcar.

As listagens da Iarc indica compostos químicos, medicamentos, alimentos e ocupações que podem estar relacionados a doença. As substâncias são classificadas de acordo com a qualidade e quantidade de evidências científicas que as associam ao desenvolvimento de câncer.

Carnes processadas estão entre os alimentos cancerígenos listados pela agência - Maria do Carmo/Folhapress

O aspartame foi incluído como "possivelmente carcinogênico", ao lado de outros produtos como a carne vermelha e o picles de vegetais. Evidências indicam que estes alimentos estão associados a um risco aumentado de diversos tipos de cânceres, mas não há consenso científico.

Além dos produtos com potencial carcinogênico, existem alimentos no grupo de evidência mais robusta, já considerados como cancerígenos para humanos pela OMS. Confira quais são eles:

Carnes processadas

O consumo de carnes processadas, como linguiça, presunto e salsicha, está relacionado ao desenvolvimento de câncer de intestino.

A relação desse alimento com o câncer é reconhecida pela OMS desde 2018, e o consumo em grandes quantidades é visto como um fator de risco por especialistas.

Segundo uma revisão de estudos de 2021, as chances de desenvolver câncer colorretal aumentam em até 18% com o consumo de carnes processadas. Já para o câncer de cólon, o crescimento é de 21%, e para a doença no reto, de 22%.

Os autores do estudo também pontuam que esses alimentos estão relacionados a outros tipos de câncer, como de mama e pulmão.

Bebidas alcoólicas

Os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas, mesmo em quantidades moderadas, têm sido destacados por recomendações e diretrizes recentes sobre a substância.

Algumas análises indicam que nenhuma quantidade de álcool é segura à saúde. As bebidas alcoólicas estão ligadas a problemas de falência hepática e dependência, além de favorecerem o desenvolvimento de cânceres.

O álcool esta incluído na lista de carcinogênicos da OMS desde 2012. Uma pesquisa publicada em 2021, estimou que cerca de 4% dos novos casos de câncer em 2020 poderiam estar associados ao consumo da substância.

Alguns dos tipos da doença que podem estar relacionados a bebidas alcoólicas são: esôfago, fígado e mama.

Peixe salgado chinês

O peixe salgado tradicional chinês passa por um processo semelhante ao da carne do sol, em que o sal é utilizado para preservar e curar o alimento.

Ele é listado pela OMS como carcinogênico desde 2012, mas a sua ligação com o câncer é estudada há anos, principalmente devido a uma maior incidência de câncer de nasofaringe associada a seu consumo.

Contudo, um estudo publicado em 2019 indica que essas ocorrências podem estar relacionadas principalmente ao consumo durante a adolescência.

Noz de areca

A noz de areca, também conhecida como noz de betel, provém de uma palmeira comum na Ásia, e tem efeito estimulante, o que a torna popular em alguns países da região.

O alimento está na lista de cancerígenos da OMS há dez anos, e seu consumo está ligado à ocorrência de câncer de boca.

A noz também é mascada, muitas vezes, com adição de outras substâncias como cal hidratada e tabaco, o que pode intensificar os efeitos cancerígenos.

Porém, uma revisão de 2022 mostrou que, mesmo quando consumida pura, a noz de areca está relacionada a intenso aumento da incidência de câncer da cavidade bucal.

Mãos de uma mulher negra seguram folhas e nozes
Noz de areca e folhas de tabaco são usadas pelos cingaleses para mastigar - Kim Kyung-Hoon/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.