Às vezes eu acordo um ou dois minutos antes de o meu despertador tocar. Isso é normal? Por que meu corpo faz isso?
Há pouca pesquisa sobre o quão comum é essa experiência e por que ela acontece. Mas parece ser "um fenômeno real" que muitas pessoas mencionam, segundo Russell Foster, chefe do Instituto do Sono e Neurociência Circadiana da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
Em uma pesquisa por telefone publicada em 1997, por exemplo, pesquisadores de Iowa e Minnesota (Estados Unidos) entrevistaram aleatoriamente 269 adultos. Cerca de três quartos dos entrevistados disseram que às vezes acordavam antes de o alarme tocar, e pouco menos de um quarto disseram que acordavam de forma tão confiável que nunca precisaram usar um despertador.
Depois da equipe de pesquisadores publicar um anúncio em jornal perguntando sobre pessoas que sempre ou regularmente acordavam em horários específicos sem usar despertador, eles convidaram 15 desses entrevistados para um laboratório e monitoraram seu sono durante três noites. Descobriram que 5 dos 15 acordaram 10 minutos antes de seus horários de despertar, nas três noites.
Tempo é tudo
Ninguém sabe exatamente como ou por que o corpo é capaz de fazer isso, mas os pesquisadores dizem que há relação com nossos relógios biológicos.
Logo acima do nervo óptico, no cérebro, há um relógio mestre chamado núcleo supraquiasmático, afirma Ravi Allada, neurobiólogo especializado em sono e ritmos circadianos na Universidade Northwestern.
Esse relógio sincroniza e coordena os ritmos circadianos do nosso corpo, que nos ajudam a nos preparar para coisas que acontecem em vários momentos do dia –como adormecer à noite e acordar de manhã.
Uma maneira do nosso corpo fazer isso é sentindo os níveis de luz ao nosso redor, afirma Foster. Células especiais em nossos olhos detectam mudanças nos níveis de luz, como logo antes e durante o amanhecer –mesmo através das pálpebras quando estamos com os olhos fechados, diz ele. Essas células provavelmente não dizem ao nosso corpo exatamente que horas são, mas podem comunicar que estamos nos aproximando da hora em que normalmente nos levantamos.
Isso desencadeia mudanças –como aumentos nos hormônios cortisol e adrenocorticotropina, bem como na pressão sanguínea, indica Foster– que nos ajudam a nos preparar para a atividade.
E quanto as vezes em que você acordou logo antes do despertador, mas era um horário muito mais cedo do que seu corpo está acostumado, como para pegar um voo ou comparecer a um compromisso importante?
Em vez de acordar com base na hora, pontua Allada, nossos corpos podem acordar com base em quanto tempo se passou desde que fomos para a cama, funcionando quase como uma ampulheta. Se formos dormir sabendo que temos de acordar dentro de quatro horas, alguma coisa pode ajudar a nos despertar após esse tempo.
Quando as coisas dão errado
Se nossos corpos são tão bons em perceber o tempo, por que não acordamos sempre antes do despertador? E por que algumas pessoas nunca acordam antes do despertador?
Foster não tem certeza. É possível que, quando você está extremamente cansado, a necessidade de sono do seu corpo supere seu relógio biológico, indica.
Ou, às vezes, se você se sentir nervoso por acordar na hora, o estresse pode fazer com que você acorde mais cedo do que gostaria, afirma Allada.
A conclusão é que ainda há muito mais perguntas do que respostas sobre por que e como nossos corpos às vezes nos acordam antes do despertador.
Mas, para aumentar a probabilidade de você acordar a tempo sozinho, sugere Foster, pode ser útil definir o alarme para o mesmo horário todos os dias, para que seu corpo se acostume a acordar num horário regular.
Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.