Saiba o que acontece com seu corpo ao ficar sem beber álcool durante o janeiro seco

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas melhora sintomas de dores de cabeça e a aparência da pele com o passar dos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melinda Wenner Moyer
The New York Times

A temporada de festas de fim de ano é um período de celebração, que geralmente envolve grandes quantidades de álcool. Portanto, não é surpresa que cerca de 15 a 19 por cento dos adultos nos Estados Unidos nos últimos anos tenham se comprometido a participar do janeiro seco, ou "Drynuary", na tentativa de se redimir de suas escolhas de dezembro e, esperançosamente, desintoxicar um pouco seus fígados.

Há pouca pesquisa sobre o que exatamente um mês sem álcool pode fazer pela sua saúde. E os benefícios dependerão de quanto e com que frequência você bebia antes, diz Danielle Dick, professora e diretora do Centro de Pesquisa sobre Vícios da Universidade Rutgers.

Mas, segundo Dick, sabemos que o álcool tem efeitos numerosos e variados no corpo, "então, presumivelmente, independentemente de quanto você beba, você verá melhorias em muitas áreas".

Fotografia de uma taça e uma garrafa, ambas transparentes e vazias
Parar de beber álcool ajuda a reduzir as dores de cabeça, o cansaço e melhora a aparência da pele - NYT

VOCÊ SE SENTIRÁ PIOR - E DEPOIS MELHOR

Se você é um bebedor regular, uma mudança repentina em seus hábitos pode fazer você se sentir pior no início, não melhor, afirma Sara Jo Nixon, neurocientista cognitiva e diretora do Centro de Pesquisa e Educação sobre Vícios da Universidade da Flórida.

"Você fica irritado, um pouco deprimido", diz Nixon. Isso ocorre em parte porque o álcool diminui os níveis de hormônios do estresse, fazendo você se sentir calmo enquanto bebe —mas depois que você para, os hormônios se recuperam e aumentam para níveis mais altos do que antes.

Se você apresentar sintomas de abstinência de álcool, especialmente aqueles que são graves, como confusão, alucinações, febre ou convulsões, é importante consultar um médico, diz Duncan B. Clark, psiquiatra que estuda o uso de substâncias na Universidade de Pittsburgh.

Pessoas que consomem álcool em excesso diariamente ou quase diariamente —ou seja, homens que bebem cinco ou mais doses ou mulheres que bebem quatro ou mais doses em cerca de duas horas— não devem parar de beber de repente sem antes discutir com um médico, diz Clark.

No entanto, pessoas que bebem menos intensamente provavelmente começarão a se sentir melhor após alguns dias de sobriedade. Embora o álcool ajude você a adormecer mais rápido, ele prejudica a qualidade geral do seu sono. Ao não beber, é provável que você acorde todas as manhãs se sentindo mais descansado, afirma Nixon.

O álcool desidrata, então evitá-lo também pode reduzir dores de cabeça e fadiga e melhorar a aparência da sua pele, diz Aitzaz Munir, psiquiatra especializado em vícios na Escola de Medicina de Nova Jersey da Universidade Rutgers.

Quanto mais você bebe, maior a probabilidade de ter problemas de função sexual. Ao cortar o álcool, sua vida sexual também pode melhorar, acrescenta Clark.

SEU CORAÇÃO E FÍGADO VÃO AGRADECER

Pesquisas sugerem que o consumo moderado a pesado de álcool aumenta a pressão arterial e pode causar danos aos vasos sanguíneos e ritmos cardíacos anormais, diz Clark. O álcool também aumenta os níveis sanguíneos de partículas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres, que podem aumentar o LDL, ou "colesterol ruim", acrescenta Munir.

Uma vez que você para de beber, "esses radicais livres começam a ser removidos do corpo e isso melhora a saúde do coração", diz Munir. "Todos esses benefícios começam a ocorrer a partir do primeiro dia após a última bebida".

O consumo excessivo de álcool também pode prejudicar o fígado, aumentando o risco de doenças hepáticas, então um período de abstinência pode ajudar na sua recuperação.

"Assim que uma pessoa para de beber, as enzimas hepáticas começam a diminuir e, dentro de um mês ou dois, elas voltam aos níveis normais se não houver muitos danos", diz Munir.

BENEFÍCIOS ALÉM DO JANEIRO SECO

Quanto a saber se esses benefícios persistirão se você começar a beber novamente em fevereiro - isso depende. Se você começar a beber a mesma quantidade que bebia antes, é improvável que você experimente benefícios de saúde a longo prazo do Janeiro Seco, disse o Dr. Clark. Mas seu mês de abstinência provavelmente diminuirá sua tolerância, então você não precisará beber tanto para se sentir como antes de parar, acrescentou o Dr. Clark. E você pode nem querer. Entre outras coisas, o Janeiro Seco pode ajudar as pessoas a perceberem quanto bebem e por quê. Parar muitas vezes leva as pessoas a se perguntarem: "Por que estou bebendo essa quantidade? Isso desempenha um papel em como me sinto? Acho que preciso disso?" explicou a Dra. Nixon. O Janeiro Seco também ajuda a quebrar hábitos arraigados de beber, como tomar uma taça de vinho todos os dias depois do trabalho. Um estudo publicado em 2016 descobriu que, mesmo seis meses depois, as pessoas na Grã-Bretanha que haviam participado do Janeiro Seco bebiam álcool em média um dia a menos por semana e consumiam quase uma bebida a menos por dia que antes da pausa. Em outras palavras, além dos benefícios imediatos para a saúde, o Janeiro Seco pode ajudar você a quebrar hábitos ruins, refletir sobre o papel que o álcool desempenha em sua vida - e lhe dar a oportunidade de fazer escolhas mais saudáveis mesmo depois de janeiro acabar.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.