Descrição de chapéu dieta

Longevidade é 'pura sorte', diz homem mais velho do mundo, com 111 anos

O britânico John Tinniswood, aposentado há mais de meio século, ganhou o título do Guinness World Records

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O homem mais velho do mundo, o britânico John Tinniswood, de 111 anos, disse que sua longevidade foi "apenas sorte" e não há segredo especial em sua dieta —embora seu prato favorito seja peixe com batatas fritas toda sexta-feira.

Homem idoso, calvo e cabelos brancos, usa óculos e dá um leve sorriso
John Tinniswood, de 111 anos, é o homem mais velho do mundo confirmado pelo Guinness World Records - Reprodução

Tinniswood, que está aposentado há mais de meio século, herdou o título do Guinness World Records do venezuelano Juan Vicente Perez Mora, de 114 anos, cuja morte foi anunciada no início desta semana.

Nascido em 1912 em Merseyside, no norte da Inglaterra, o aposentado contador e ex-funcionário dos correios Tinniswood tem 111 anos e 222 dias.

Ele deu uma resposta sucinta quando perguntado sobre o segredo de sua longevidade, no entanto: "Você vive muito ou vive pouco, e não há muito o que fazer a respeito."

O Guinness World Records disse em um comunicado que a reivindicação de Tinniswood ao recorde foi avaliada por seus especialistas e pelo Grupo de Pesquisa em gerontologia, que cataloga os "supercentenários" confirmados do mundo.

O homem mais velho de todos os tempos foi Jiroemon Kimura, do Japão, que viveu até os 116 anos e 54 dias. A mulher mais velha e a pessoa mais velha viva no geral é Maria Branyas Morera, da Espanha, com 117 anos.

Tinniswood deu uma visão um tanto ponderada sobre o estado do mundo.

"O mundo, à sua maneira, está sempre mudando. É uma espécie de experiência contínua... Está melhorando um pouco, mas não tanto assim ainda. Está indo na direção certa."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.