Descrição de chapéu Coronavírus

Após estímulo de Bolsonaro, SC vai reabrir shoppings e academias na quarta

Flexibilização das normas de isolamento foi comemorada com carreata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Enquanto o governo de São Paulo avalia que as medidas de distanciamento surtiram efeito para reduzir a proliferação do novo coronavírus, o governo de Santa Catarina anunciou reabertura de atividades econômicas e serviços.

A partir de quarta-feira (1°), academias e shoppings estarão em funcionamento.

Bares e restaurantes também poderão atender ao público. Até o setor hoteleiro, que não podia receber novos hóspedes, estará autorizado a funcionar.

O anúncio foi recebido com carreata em Balneário Camboriú, na noite de quinta-feira (26). A prefeitura da cidade chegou a usar guardas para pedir que banhistas deixassem a faixa de areia da praia para evitar aglomeração.

O movimento de reabertura coincide com a campanha do governo federal com o mote “O Brasil não pode parar”, contrariando o que a literatura científica recomenda. O prefeito de Milão, na Itália, chegou a se desculpar por uma campanha que incentivou manter a normalidade. O número de mortos pela Covid-19 saltou para mais de 4.000, apenas naquela região.

Apesar de ter se declarado estarrecido com o discurso de Jair Bolsonaro, que incentivou a retomada das atividades e comparou o novo coronavírus a uma gripezinha, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), recuou nas medidas de restrição de comércio e serviço.

Ainda assim, continuou estimulando medidas de autoisolamento, diferentes do isolamento social obrigatório. “O apelo do governo é para que as pessoas continuem em casa”, disse em transmissão de vídeo, ao comentar o plano de retomada das atividades econômicas no estado.

Segundo o anúncio de Moisés, a construção civil e escritórios também poderão funcionar. Antes da quarta-feira, ainda na segunda-feira (30) e sem restrições, domésticas podem voltar aos seus postos e profissionais liberais.

Para o funcionamento destes estabelecimentos, deverão ser respeitadas regras como a limitação da entrada de pessoas em 50% da capacidade do local e o respeito à distância mínima de 1,5m entre os presentes.

O governo determina que seja priorizado o afastamento, sem prejuízo de salário, de empregados pertencentes ao grupo de risco e o trabalho remoto para setores administrativos.

A partir de segunda (30), está liberado o funcionamento das agências bancárias, lotéricas e cooperativas de crédito somente para pessoas que precisem de serviços bancários presenciais.

Continua suspensa pelo prazo de sete dias, a partir de quarta, a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal.

Também continua proibida a circulação e o ingresso em Santa Catarina de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado.

Medidas de contenção mais severas foram adotadas na maioria dos países. A maior parte dos especialistas e de estudos sobre o tema destaca a importância de evitar a circulação e o encontro de pessoas.

As estratégias variam entre os países, seja na velocidade de sua adoção, seja no alcance das restrições. Em entrevista à Folha, o epidemiologista britânico Jimmy Whitworth, 65, especialista em saúde pública e doenças infecciosas, afirmou que o Brasil teria de adotar políticas de acordo com cada realidade regional.

Florianópolis, uma das primeiras cidades brasileiras a decretar medidas de distanciamento social, fará testes em larga escala para barrar a proliferação da Covid-19. Essa foi uma das ações adotadas pela Coreia do Sul, país que conseguiu achatar a curva do novo coronavírus sem impor restrições severas às atividades comerciais e à circulação de pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.