Descrição de chapéu Coronavírus

Campinas decreta luto de três dias após registrar mais de mil mortes por Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

A prefeitura de Campinas decretou nesta sexta-feira (28) luto oficial de três dias após registrar 1.004 mortes por Covid-19, 14 das quais nas últimas 24 horas.

"O luto oficial é uma maneira de passarmos uma singela homenagem e solidariedade. São falecimentos que causam profunda consternação e tristeza à população", afirmou o prefeito Jonas Donizette (PSB) ao anunciar a decisão.

“É um número simbólico, que nos entristece”, declarou também o secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza.

A maioria das vítimas, 821, tinham mais de 60 anos. Até esta sexta a cidade, que está na fase amarela no Plano SP de reabertura da quarentena, registrava ainda 27.330 casos confirmados da doença e outros 608 em investigação. Há 16 mortes suspeitas.

Segundo a prefeitura, 69,74% dos leitos UTI para pacientes com Covid-19 nas redes pública e privada estão ocupados, restando 115 leitos livres.

Inquérito sorológico divulgado na semana passada mostrou que 3,68% da população de Campinas —45 mil pessoas — havia se infectado pelo novo coronavírus.

Nesta sexta, o governador João Doria (PSDB) afirmou que o estado de São Paulo iniciou a descida do platô no número de casos e mortes de coronavírus.

As mortes caíram pela terceira semana consecutiva, segundo o governo. Na última semana epidemiológica, a média diária de novos óbitos foi de 205, contra 230 na anterior. Em novos casos, a média diária passou de 7.388 para 7.042.

Também houve redução no número de internações, que passaram de 1.550 para 1.398, na média diária da última semana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.