Confira quatro obras para reconhecer e admirar pássaros

Mais modernos, guias de aves migram para sites e apps

São Paulo

Sempre que vemos um pássaro diferente bate aquela dúvida: que ave é essa?

Para descobrir, não é preciso ser um especialista ou investir em um guia cheio de informações específicas. Há uma boa variedade de aplicativos e publicações modernas que podem ajudar nessa tarefa.

Veja abaixo três formas de se informar sobre aves —e um bônus para admirar belas espécies.

Merlin Bird ID

Aplicativo desenvolvido pela Universidade Cornell, permite identificar aves através de fotografias ou pelo preenchimento de um simples questionário com sua localização e o porte, cores e hábito da ave.
Gratuito. Disponível para download na Google Play e App Store

Wikiaves

Com caráter colaborativo, o site é a maior fonte de informações sobre aves do Brasil na internet. Usuários contribuem com fotos e dados de localização. Traz informações detalhadas sobre hábitos e aparência, além de banco de fotos e sons.
www.wikiaves.com.br

Aves do Brasil - Mata Atlântica do Sudeste

Guia mais tradicional, disponível em português e inglês. Com boas ilustrações, permite identificar diferenças sutis entre espécies muito semelhantes. Há também um volume dedicado às aves do Pantanal e Cerrado.
Ed. Horizonte, 2015. R$ 70 (417 págs.)

Your Best Birds

Masked Bowerbird fotografado na Indonésia, em registro publicado pelo perfil Your Best Birds - Reprodução/Instagram/your_best

Perfil do Instagram para admirar espécies exóticas e supercoloridas em cliques perfeitos. Publicam diariamente fotos enviadas por seguidores (já passam de 300 mil), o que nos permite conhecer espécies de vários cantos do mundo.
instagram.com/your_best_birds

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.