Descrição de chapéu Coronavírus

Dose de reforço contra Covid é segura 3 meses após última injeção, diz agência europeia

Órgão também afirmou que esse intervalo entre as aplicações é eficaz para agir contra o coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Haia (Holanda) | AFP

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) declarou nesta quinta-feira (9) que as doses de reforço da vacina contra a Covid podem ser administradas de forma "segura e eficaz" apenas três meses após a última injeção.

"Embora a recomendação até agora seja administrar as doses de reforço preferencialmente seis meses depois, os dados disponíveis atualmente permitem apoiar a administração segura e eficaz de uma dose de reforço três meses após o primeira esquema completo de vacinação", afirmou Marco Cavaleri, encarregado da estratégia de vacinação da EMA.

Isso é possível quando "um intervalo tão curto seja desejável do ponto de vista da saúde pública", acrescentou Cavaleri.

Segundo a  Agência Europeia de Medicamentos, é seguro aplicar a segunda dose da vacina da Covid-19 apenas três meses após a primeira
Segundo a Agência Europeia de Medicamentos, é seguro aplicar a segunda dose da vacina da Covid-19 apenas três meses após a primeira - Jardiel Carvalho - 1º.dez.21/Folhapress

"Dados preliminares sugerem que pode ser mais contagiosa do que a variante delta, mas atualmente não sabemos até que ponto a ômicron pode substituir a delta como o vírus dominante", explicou.

Cavaleri também lembrou que ainda "é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada" para combater a variante ômicron.

O regulador europeu de medicamentos publicou recentemente que, se necessário, poderia autorizar em três ou quatro meses vacinas adaptadas contra a nova variante.

"As empresas que comercializam as vacinas contra a Covid-19 são obrigadas a apresentar os resultados dos seus exames laboratoriais para determinar o nível de neutralização da ômicron", disse Cavaleri.

"Mas temos que coletar mais evidências para determinar se o espectro de gravidade da doença que a ômicron causa é diferente do das outras variantes que circularam até agora", explicou também. "No momento, não temos dados suficientes sobre o impacto dessa variante nas vacinas aprovadas, mas analisamos continuamente o horizonte para coletar resultados sobre isso."

A Pfizer e a BioNTech insistiram, por sua vez, na eficácia de três doses de sua vacina contra a ômicron.

"Casos leves"

Como também explicou a EMA, os sintomas provocados pela ômicron nos casos detectados na União Europeia "parecem ser leves em sua maioria".

Ainda assim, a variante parece ter uma taxa de reinfecção maior em pessoas curadas ou vacinadas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira.

A EMA já aprovou quatro vacinas, dois tratamentos com anticorpos e permitiu o uso emergencial de comprimidos do laboratório MSD.

"Mais de 600 milhões de doses foram administradas na Europa, até o momento", disse Cavaleri. "Não podemos perder de vista que hoje estamos mais bem preparados do que no inverno passado para prevenir e tratar essa doença".

A EMA também anunciou recentemente que havia lançado o estudo acelerado da vacina anti-Covid-19 do laboratório franco-austríaco Valneva, que usa uma tecnologia mais clássica do que as autorizadas até agora na União Europeia.

Mulher é vacinada em Lisboa (POR); na Europa, mais de 600 milhões de doses já foram administradas
Mulher é vacinada em Lisboa (POR); na Europa, mais de 600 milhões de doses já foram administradas - Patricia de Melo Moreira - 1º.dez.21/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.