Bebê na Espanha recebe transplante de intestino inédito no mundo

Emma, de 13 meses, recebeu o órgão de um paciente sem batimentos cardíacos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

Uma criança de 13 meses recebeu em Madri o primeiro transplante de intestino do mundo de um doador em assistolia (ausência de batimentos cardíacos), anunciaram as autoridades de saúde espanholas.

O Hospital Universitário La Paz realizou "o primeiro transplante de intestino do mundo após uma doação em assistolia", declarou a autoridade de saúde da região de Madri em comunicado divulgado na terça-feira (11).

Emma, de 13 meses, é a primeira a receber o intestino de um doador em assistolia - Divulgação/Organização Nacional de Transplantes da Espanha

A pequena Emma "já saiu do hospital e está em perfeita saúde em casa com os pais", Ana e Daniel.

A doação de órgãos em assistolia é realizada em pacientes em final da vida. A técnica permite que, "após a certificação do óbito, os órgãos possam ser preservados com perfusão de sangue oxigenado através da ECMO (membrana de oxigenação extracorpórea)", explicaram as autoridades.

Mas até agora, e apesar de 30% dos candidatos a receber os órgãos morrerem em lista de espera, nunca havia sido realizado um transplante de intestino a partir de um doador em assistolia por considerar-se que isso não seria possível dadas as características especiais dele.

Várias equipes do hospital de Madri precisaram de três anos de pesquisas e testes para demonstrar a viabilidade da operação antes de realizá-la.

A Espanha foi a campeã mundial de transplantes em 2021, com 5% das doações de órgãos no mundo, enquanto representa apenas 0,6% da população mundial, segundo o Observatório Mundial de Doações e Transplantes.

Anúncio do transplante inédito no Hospital Universitário La Paz, em Madri - Divulgação/Organização Nacional de Transplantes da Espanha
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.