Descrição de chapéu Financial Times Coronavírus

Nova vacina chinesa de mRNA para Covid mostra resultados iniciais positivos

Desenvolvida pela CanSinoBio, ela pode ajudar o país a enfrentar onda de infecção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Kuchler
Londres | Financial Times

Um fabricante de vacinas da China anunciou resultados iniciais positivos para sua vacina de RNA mensageiro (mRNA), enquanto a Covid-19 se espalha rapidamente pela população que até agora foi inoculada com vacinas mais tradicionais.

A CanSinoBio disse na sexta-feira (6) que sua vacina provocou 23 a 29 vezes mais anticorpos do que uma vacina inativada, quando administrada como reforço em pessoas que já tinham recebido três doses.

Enfermeira vacina mulher alemã em Pequim; governo alemão fechou um acordo para que seus cidadãos na China possam receber a vacina da BioNTech - Thomas Peter/Reuters

O teste de "fase 2b", com mais de 400 pessoas —que geralmente vem antes de um teste padrão-ouro de fase 3— , mostrou resultados positivos contra as variantes ômicron BA.1 e BA.5.

Os programas de vacinas de mRNA da CanSinoBio e o da rival Sinopharm estão entre os poucos na China que, se forem bem-sucedidos, poderão ajudar o país a enfrentar as crescentes taxas de casos e hospitalizações por Covid-19. Mas poderá levar muitos meses para que essa vacina seja aprovada.

Uma baixa aceitação de reforços e vacinas menos eficazes ajudaram o vírus a se espalhar rapidamente depois que o país abandonou sua política de bloqueios rígidos.

A China vacinou sua população principalmente com vacinas da Sinopharm e da Sinovac, que usam um vírus morto para ensinar o sistema imunológico humano a reagir a uma infecção futura, em vez do código genético contido nas vacinas de mRNA.

As duas vacinas nacionais não foram tão eficazes quanto as ocidentais de mRNA da BioNTech/Pfizer e da Moderna, particularmente no combate a novas variantes.

A China não importou as vacinas ocidentais de mRNA. A Moderna se recusou a entregar a Pequim a principal propriedade intelectual por trás de sua vacina, levando a um colapso nas negociações.

A BioNTech fez parceria com o fabricante chinês Fosun International em 2020 para desenvolver e comercializar sua vacina na China, mas ela ainda não está disponível para a população. O governo alemão fechou um acordo para que seus cidadãos situados na China possam receber a vacina.

A CanSinoBio já tem uma vacina contra a Covid-19 disponível na China e recomendada pela Organização Mundial da Saúde como uma injeção segura e eficaz. Em novembro, algumas cidades chinesas começaram a lançar uma versão para inalação, elevando suas ações listadas em Hong Kong em até 70%.

No teste de sua vacina de mRNA, mais da metade dos participantes tinha mais de 60 anos, e a coorte mais velha tendia a tolerar melhor os efeitos colaterais leves do que os mais jovens.

Sete dias após a vacinação, os anticorpos neutralizadores dos participantes —que atacam os vírus— estavam 23 vezes mais altos contra a variante BA.5 do que naqueles que receberam a quarta dose da mesma vacina inativada aplicada anteriormente.

As ações da CanSinoBio subiram 4%, para 71,70 dólares de Hong Kong na sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.