Descrição de chapéu câncer universidade

Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira terminam nesta sexta (26)

Premiação busca estimular o conhecimento e novas tecnologias em oncologia no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Terminam nesta sexta-feira (26) as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, láurea que busca estimular a produção de conhecimento e novas tecnologias na área de oncologia no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 por meio do formulário disponível no site www.premiooctaviofrias.com.br, no qual também consta o regulamento completo.

Promovido pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) em parceria com o Grupo Folha, o prêmio foi criado em 2010 e homenageia o então publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, morto em 2007.

Cerimônia de entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira no auditório do Icesp, em São Paulo - Adriano Vizoni - 05.ago.2022/Folhapress

A premiação tem duas categorias. A primeira, Pesquisa em Oncologia, é reservada a estudos que geraram conhecimento sobre câncer e possíveis formas de tratamento. Nela, podem ser inscritos trabalhos originais publicados em revistas científicas em 2022 e 2023 cujo autor ou autora principal atue em instituição de pesquisa e/ou de ensino no Brasil.

A segunda categoria, Inovação Tecnológica em Oncologia, é voltada a trabalhos originais publicados em revistas científicas ou patentes depositadas de 2021 a 2023 que apresentem um potencial produto ou processo inovador para diagnóstico do câncer ou seu tratamento. Também aqui o autor ou inventor precisa atuar no país.

Além das pesquisas, será premiada uma Personalidade de Destaque. "Essa parte do prêmio reconhece pessoas que, como profissionais da saúde, gestores ou financiadores, participaram ativamente do desenvolvimento do campo da oncologia no Brasil", diz o médico Paulo Hoff, conselheiro no Icesp e um dos coordenadores da iniciativa.

"Temos destacado pessoas com atividade plural porque a guerra contra o câncer é plural. Precisamos de políticos, cientistas, médicos, comunicadores. Precisamos de muitos perfis diferentes para, juntos, trabalharmos as melhores estratégias para tratar as diferenças doenças que chamamos de câncer", reforça o oncologista Roger Chammas, também conselheiro no Icesp e coordenador da premiação.

Uma comissão formada por cientistas e membros da sociedade comprometidos com a oncologia definirá os vencedores, e a premiação ocorrerá em 12 de agosto, no auditório do Icesp, na capital paulista. Os selecionados receberão R$ 20 mil cada um, além de um certificado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.