Descrição de chapéu The New York Times câncer

Pesquisadores identificam possível novo risco de câncer de mama

Estudo analisou mudanças na densidade do tecido mamário ao longo do tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roni Caryn Rabin
The New York Times

Os cientistas sabem há muito tempo que o denso tecido mamário está ligado a um risco maior de câncer de mama em mulheres. Um novo estudo publicado no JAMA Oncology acrescenta uma nova reviravolta, ao descobrir que, embora a densidade da mama diminua com a idade, uma taxa mais lenta de declínio em um seio geralmente precede um diagnóstico de câncer nele.

Técnica em mamografia analisando imagem de exame
Técnica em mamografia analisando imagem de exame - Divulgação - 26.out.2021/ONG Américas Amigas

Cientistas da Universidade Washington em St. Louis analisaram as mudanças na densidade da mama durante um período de dez anos em 10 mil mulheres que estavam livres de câncer quando o estudo começou. Cerca de 289 delas foram diagnosticadas com câncer de mama nesse período; o estudo comparou as alterações no tecido mamário com as de 658 mulheres semelhantes que não desenvolveram câncer.

A densidade da mama foi maior desde o início nas mulheres que desenvolveram câncer, e a densidade diminuiu em todas as mulheres ao longo do tempo. Mas quando a densidade de cada mama foi medida separadamente os cientistas descobriram um declínio significativamente mais lento na densidade das mamas que desenvolveram câncer, comparadas com a outra mama da mesma paciente.

Shu Jiang, principal autora do estudo e professora associada de saúde pública na Universidade Washington, disse que as descobertas podem fornecer uma ferramenta individualizada e dinâmica para avaliar o risco de câncer de mama em uma mulher. "Espero que possam colocar isso em uso clínico o mais rápido possível. Vai fazer uma diferença enorme", disse ela.

"No momento, todo mundo só examina a densidade em um ponto no tempo", acrescentou Jiang. Mas as mulheres fazem mamografias em intervalos regulares ao longo da vida, e a densidade de cada mama é medida a cada vez.

"Portanto, essa informação já está disponível, mas não é utilizada", disse ela. Agora, o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama pode "ser atualizado toda vez que ela fizer uma nova mamografia".

A densidade da mama é hoje um fator de risco reconhecido para o câncer de mama, embora seja um entre muitos. O tecido denso também torna os tumores mais difíceis de serem detectados em exames de imagem.

Dezenas de estados americanos começaram a exigir que os centros de mamografia notifiquem as mulheres se elas tiverem tecido mamário denso. Em março, a FDA (órgão de regulação de alimentação e medicamentos) recomendou que os provedores informem às mulheres sobre a densidade dos seios.

Mas este é o primeiro estudo a medir as mudanças na densidade ao longo do tempo e relatar uma ligação com o câncer de mama.

Embora estudos maiores precisem ser feitos para confirmar as descobertas, Karen Knudsen, CEO da Sociedade Americana do Câncer, chamou os dados de "estimulantes".

"Este é o primeiro estudo que vejo que analisa especificamente as mudanças ao longo do tempo de mama para mama, em vez de calcular a média das duas mamas, onde você pode perder essas mudanças", disse Knudsen.

Embora as mulheres recebam informações sobre a densidade da mama e os riscos associados a ela, o estudo sugere que as informações poderiam ser mais bem utilizadas.

"Precisamos acompanhar as mulheres com seios densos, em vez de apenas alertá-las", disse Knudsen.

Um próximo passo pode ser examinar a densidade da mama ao longo do tempo em mulheres que tomam medicamentos para prevenir o câncer de mama, para ver se a densidade diminui, sugeriu Knudsen.

"Pode haver diferentes diretrizes de estratificação de risco definidas para monitorar as que estão tendo um declínio muito mais lento na densidade do tecido, em comparação com aquelas que não estão", disse Jiang.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.