Só 13% dos adultos tomaram reforço para Covid com vacina bivalente no país

Imunização infantil também apresenta índices baixos, com cobertura de menos de 2%; Saúde tenta reverter quadro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já faz quase um ano que Cristiane de Souza Geraldo, 53, recebeu sua dose mais recente da vacina contra a Covid-19, em julho de 2022. Aquela foi sua quarta aplicação: as duas primeiras foram em maio e agosto de 2021, além da terceira em janeiro de 2022.

Moradora da cidade de São Paulo, Cristiane poderia ter tomado uma quinta dose a partir de 26 de abril deste ano. Nessa data, a prefeitura da capital paulista liberou a dose de reforço com a vacina bivalente para aqueles com mais de 50 anos.

Cristiane de Souza Geraldo já tomou quadro doses da vacina monovalente para Covid, mas ainda não procurou se imunizar com o modelo bivalente
Cristiane de Souza Geraldo já tomou quadro doses da vacina monovalente para Covid, mas ainda não procurou se imunizar com o modelo bivalente - Danilo Verpa/Folhapress

Mas Cristiane ainda não procurou um posto de saúde para isso. Segundo ela, uma das possíveis explicações é "por acreditar que já estou bem imunizada ou por falta de incentivo". Também afirma que falta uma melhor comunicação sobre o imunizante. "Eu mesma não tomei e não fui atrás de mais informações."

O caso de Cristiane não é uma exceção. A filha dela, Amanda Tescari Medeiros, 24, tem três doses da vacina contra a Covid, porém ainda não buscou o modelo atualizado. Ela poderia ter tomado o novo reforço desde 6 de maio, quando o imunizante extra foi liberado para todos os adultos em São Paulo.

De forma parecida com sua mãe, Amanda diz que a divulgação sobre a bivalente está aquém do que foi realizado anteriormente. Para ela, a comunicação sobre a primeira dose e a segunda, por exemplo, foi melhor. "Acho que isso faz com que a adesão da vacina [bivalente] seja menor também."

Dados de todo o Brasil atestam que a procura realmente está baixa. Desde 24 de abril, o Ministério da Saúde liberou a vacina bivalente para todos aqueles com mais de 18 anos e deixou que cada governo local decidisse a disponibilidade da dose. Até agora, somente 13% do público elegível no Brasil se preocupou em tomar a nova dose, com cobertura especialmente baixa entre os mais jovens.

O reforço é disponibilizado para qualquer adulto que tenha tomado duas ou mais doses da vacina monovalente, aquela aplicada desde o início da pandemia. Somado a isso, é necessário que a última aplicação tenha ocorrido há no mínimo quatro meses.

O modelo atualizado é fabricado pela Pfizer. Ela é composta da cepa original do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, identificada inicialmente em Wuhan, na China. Além dessa, o fármaco conta com subvariantes da ômicron, o que confere maior proteção, já que são cepas responsáveis por muitos casos atualmente.

Por isso, especialistas defendem a importância de atualizar o esquema de vacinação com o modelo atualizado. "É muito nocivo que a procura para vacinação bivalente esteja ainda tão baixa no Brasil, uma vez que tem surgido estudos mostrando que a proteção adicional que se obtém contra as novas variantes que circula é muito alta", afirma Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

Eder Gatti Fernandes, diretor do departamento de imunização e doenças imunopreveníveis do Ministério da Saúde, reitera que o problema é de aderência à vacina, e não de falta de doses. Segundo ele, a pasta cumpre com "a obrigação de garantir que tenha vacina para todos".

O interesse mais baixo ao imunizante tem várias explicações. Uma delas é a disseminação de fake news, que abala a confiança na vacina. Outra razão é a queda da sensação de risco. Quanto mais a população foi vacinada, menos fatalidades por Covid-19 foram sendo registradas e, então, o medo diminuiu. Isso foi visto mesmo durante o período em que o reforço era feito com o modelo monovalente, com média diária de doses mais baixa em comparação às primeiras aplicações.

"A cobertura vai diminuindo em uma fadiga da própria comunicação e com o controle de uma doença que já não amedronta mais tanto como fez no passado", afirma Renato Kfouri, vice-presidente da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Para ele, no entanto, continua de suma importância manter a imunização atualizada. Afinal, foi principalmente graças à vacina que a doença chegou a esse nível reduzido. "As recomendações de ter seus esquemas vacinais básicos completos continuam valendo."

Para que a baixa procura seja contornada, Fernandes afirma que o Ministério da Saúde toma medidas. O lançamento do movimento nacional pela vacinação tenta aumentar a conscientização e mobilizar pessoas e entidades de toda a sociedade em prol da causa. Ações também estão sendo tomadas contra disseminação de notícias falsas, além da adoção de uma postura pró-imunização do governo federal: a vacinação do presidente Lula (PT) com o reforço bivalente é um exemplo.

Vacinação em crianças está mais baixa

O problema da cobertura vacinal é ainda mais crítica entre as crianças de 6 meses a 4 anos. Nessa idade, o esquema mais recomendado é com três doses do modelo da Pfizer para esse público. Por enquanto, 1,4% alcançou o esquema completo. "Ela não é de três doses à toa, ela é calculada para ser assim", afirma Dalcolmo.

Para aquelas entre 3 e 4 anos, também há a possibilidade da vacinação com duas doses da Coronavac, com a recomendação de uma terceira dose de reforço. Para esse esquema, a aplicação adicional é quase nula em todo o país, considerando a população elegível.

Marcelo Otsuka, vice-presidente do departamento de infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), afirma que é essencial vacinar os pequenos. "Nós nunca sabemos se haverá novas mutações e como que o vírus vai se comportar."

De forma parecida, as fake news afetaram muito a confiança na vacina infantil. Mas, para Otsuka, a desinformação teve um malefício ainda maior para crianças, já que os pais são os responsáveis por levá-las aos postos e vários deles ficaram com receios de imunizar seus filhos. Fernandes, do Ministério da Saúde, reitera o ponto. "A criança não decide por sua vacinação. Isso depende dos pais."

O técnico do ministério também afirma que um problema foi o atraso no início da vacinação entre os mais jovens. A recomendação do fármaco para todo o público da faixa etária entre 6 meses e 4 anos só ocorreu em 27 de dezembro de 2022. "Era um momento em que a percepção da doença já era outra. Já tinha passado aquele momento de UTIs lotadas e de isolamento social."

Em um cenário assim, a comunicação para conscientizar os pais precisa ser eficiente. Otsuka, no entanto, diz acreditar que o ministério ainda patina nesse quesito, com pouco uso das mídias sociais para emitir alertas em prol da imunização. "Nós precisamos mudar a tática."

Colaborou Nicholas Pretto 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.