O que explica alta de ataques cardíacos em pessoas abaixo de 40 anos

Edição da newsletter Cuide-se analisa causas e prevenção de condição cardíaca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Cuide-se desta segunda-feira (7). Quer recebê-la no seu email? Inscreva-se abaixo:

A doença cardíaca é a causa número um de mortalidade no mundo. Ela é mais frequente em pessoas mais velhas, mas casos em jovens têm crescido em ritmo alarmante.

Nesta edição, falo das possíveis causas para esse aumento e a importância da prevenção desta condição que tem alta chance de ser fatal.

people chest pain from heart attack. healthcare concept
Dores no peito podem ser sintoma de doença cardiovascular - lovelyday12 - stock.adobe.com

Crescem casos de infarto em jovens

Nenhuma doença mata mais no Brasil e no mundo do que a cardiovascular. O ataque no coração, também chamado de infarto do miocárdio, é o tipo mais comum dela.

Entenda: ele ocorre quando o fluxo sanguíneo de uma das artérias que levam sangue ao coração é bloqueado, normalmente por entupimento —como gordura ou coágulo sanguíneo— ou, mais raramente, devido a alguma condição congênita.

O número de mortes relacionadas às doenças cardíacas no Brasil assusta: foram 400 mil vítimas no ano passado e 240 mil até agora em 2023, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia disponíveis aqui.

A maioria delas ocorre em indivíduos com mais de 65 anos. Alguns dados, porém, chamam atenção de médicos e cientistas:

  • Houve crescimento de casos em indivíduos mais jovens, na faixa de 20, 30 e 40 anos;

  • A alta observada de 2% ao ano, de 2000 a 2016, segundo a Sociedade Americana do Coração.

O que explica: o aumento de hábitos não saudáveis, como sedentarismo e tabagismo. No caso dos mais jovens, o excesso de sobrepeso e a obesidade, o colesterol e a pressão alta também elevam os riscos, afirma o chefe do serviço de cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Paulo Caramori.

Para piorar: esses fatores foram acentuados durante a pandemia, segundo levantamento recente do Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

  • Houve aumento de 9% para 17% (90% de crescimento) dos jovens na faixa de 18 a 24 anos com obesidade;

  • Excesso do consumo de álcool, tabagismo e sedentarismo também cresceram nesta faixa etária durante a pandemia.

A Covid em si também vira um fator de risco, já que a doença é inflamatória e pode causar danos no coração.

Sintomas

Em geral, o ataque cardíaco é evidenciado por uma dor forte, que pode ser como um aperto ou queimação semelhante à azia, localizada em qualquer região do peito (no meio do tórax ou parte alta do estômago).

Sim, mas… Há casos de pessoas que sentem sintomas diferentes, principalmente as mulheres. São eles: calafrios, fadiga, náuseas, tontura, falta de ar, dores em outros lugares do corpo, como mandíbulas, pescoço, costas e braços.

Estilo de vida

Prevenção: sim, pode parecer que médicos estão sempre "batendo na mesma tecla" quando falam de prevenção de doenças crônicas, mas o fato é que as formas de prevenir tanto diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares são as mesmas:

  1. Prática de atividade física;

  2. Dormir bem;

  3. Alimentação equilibrada, com consumo elevado de frutas e legumes e evitar alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar (como ultraprocessados);

  4. Controlar a hipertensão arterial;

  5. Reduzir o estresse;

  6. Reduzir ou evitar o consumo abusivo de álcool e cigarro.


CIÊNCIA PARA VIVER MELHOR

Novidades e estudos sobre saúde e ciência

  • Mutação impede sintomas da Covid A resposta para por que algumas pessoas têm Covid assintomática pode estar em um grupo de genes conhecido como HLA, o mesmo que determina a compatibilidade para transplante de órgãos. De acordo com um estudo publicado na Nature com 30 mil pacientes, uma mutação em um desses genes permite que o sistema imune detecte e combata prontamente o Sars-CoV-2, provocando uma infecção assintomática nos pacientes portadores dessa variação genética.
  • Fumantes podem ter doença de pulmão sem saber Um estudo apontou que milhões de fumantes com doenças pulmonares não são corretamente diagnosticados segundo os critérios usados para identificar doenças causadas pelo tabaco, incluindo a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), mais comum entre elas. O artigo foi publicado na revista especializada Jama Network.
  • Pandemia antecipou puberdade em meninas O sedentarismo e o excesso do uso de telas durante a pandemia antecipou a puberdade para dezenas de meninas durante a Covid-19, segundo uma pesquisa feita na Itália. De acordo com o estudo publicado na revista Journal of the Endocrine Society, o sobrepeso causado pela falta de atividade e o estresse fizeram com que uma média de quatro meninas por mês apresentassem sinais da puberdade precocemente.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.