Japonês bate Djokovic e é o 1º asiático a chegar a uma final de Grand Slam
O japonês Kei Nishikori derrotou o favorito Novak Djokovic na primeira semifinal do Aberto dos EUA, na tarde deste sábado (6).
Ele é o primeiro asiático a alcançar uma final de Grand Slam na história.
Número 11 na lista da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) Nishikori bateu o líder do ranking mundial por três sets a um, com parciais de 6/4, 1/6, 7/6 e 6/3.
Com 87 vitórias e 69 derrotas na carreira, Nishikori nunca havia chegado a uma semifinal de Grand Slam. Nos maiores torneios do mundo, seu melhor desempenho foi em 2012, quando alcançou as quartas de final do Aberto da Austrália.
A vitória histórica veio no país em que o japonês de 24 anos aprendeu a jogar tênis. Praticante do esporte desde a infância, Nishikori frequentou uma das academias mais famosas dos Estados Unidos dedicadas ao esporte, sediada no estado da Flórida. O atleta é treinado pelo ex-jogador Michael Chang, norte-americano de origem taiwanesa.
A vitória deste sábado já garante a Nishikori sua melhor posição no ranking da ATP. Na próxima lista a ser divulgada, ele estará pelo menos na oitava posição.
Na decisão do torneio, o japonês vai encarar o vencedor da partida entre o suíço Roger Federer e o croata Marin Cilic, que se enfrentam ainda neste sábado. A final ocorre na segunda-feira (8).
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade