Tite tem sete vagas abertas no elenco que vai à Copa

Condição física de Neymar se torna principal dúvida para jogo de estreia

O técnico Tite conversa com os jogadores da seleção brasileira durante um treino no Beira-Rio, em Porto Alegre
O técnico Tite conversa com os jogadores da seleção brasileira durante um treino no Beira-Rio, em Porto Alegre - Nelson Almeida/AFP
Rio de Janeiro

Faltam cem dias para o início da Copa do Mundo, mas a contagem regressiva para Tite é mais curta. Daqui a 76, ele começa a preparar os 23 convocados para a disputa do Mundial da Rússia.

O início da fase de preparação será no dia 21 de maio, quando os jogadores convocados se apresentam para o primeiro período de treinos com vistas ao Mundial na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio. 

Até lá, o técnico irá definir o grupo que vai à Copa e pensará na estratégia para a equipe conquistar o hexa.

Apesar do tempo curto, Tite adiantou bem o trabalho. Ele já definiu praticamente todo o time titular para a estreia contra a Suíça, no dia 17 de junho, em Rostov-do-Don.

A principal dúvida agora é quanto à condição física de Neymar. Após sofrer uma fratura no pé direito no último dia 25, o atleta deverá demorar cerca de três meses para voltar aos gramados.

De acordo com o prognóstico do médico Rodrigo Lasmar, o astro do Paris Saint-Germain só voltará a jogar no início de junho, em data próxima à partida de estreia da seleção na Copa do Mundo. 

Sem saber se vai poder contar com o atacante em plena forma, Tite usará os amistosos da seleção brasileira deste mês para encontrar uma forma de atuar sem ele.

A intenção inicial do treinador é escalar Willian e Philippe Coutinho juntos. 

No dia 23, a seleção enfrenta a Rússia, em Moscou. Quatro dias depois, a equipe jogará contra a Alemanha, em Berlim. Será o primeiro confronto entre as duas seleções desde o 7 a 1 na última Copa.

Pelo planos de Tite, 16 jogadores já estão garantidos no Mundial. Além dos titulares da seleção, Ederson, Thiago Silva, Fernandinho, Willian e Roberto Firmino carimbaram o passaporte.

Sete vagas estão abertas e 19 jogadores já convocados por Tite aparecem na frente na briga para ocupá-las.

Os próximos treinos e amistosos também servirão para o técnico fechar o grupo. Depois do confronto contra a Alemanha, ele terá pouco mais de um mês para fazer a sua lista para a Copa.

A convocação final ainda não tem a data definida, mas deve acontecer na primeira semana de maio, no Rio.

ESCALA PARA A RÚSSIA

Depois de uma semana de treinamentos em Teresópolis, o Brasil fará provavelmente um amistoso no Maracanã, no último final de semana de maio, que marcará a despedida do time do país.

Depois, a delegação embarca para Londres, onde fará a última fase da preparação antes de chegar a Sochi, cidade que a seleção utilizará como base ao menos nas primeiras fases do Mundial.

Na capital britânica, o time ficará concentrado no novo centro de treinamento do Tottenham. A seleção ainda deverá fazer mais dois amistosos na Inglaterra antes de embarcar para a Rússia.

Tite pediu para enfrentar seleções que vão disputar o Mundial, mas os adversários ainda não foram definidos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.