Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa de Dados: Casemiro, Mbappé e Hazard entram na seleção da Copa

Coutinho e Cristiano Ronaldo saem da lista após oitavas de final

Casemiro durante entrevista coletiva no centro de treinamento do Brasil em Sochi
Casemiro durante entrevista coletiva no centro de treinamento do Brasil em Sochi - Eduardo Knapp - 29.jun.18/Folhapress
 
Fábio Takahashi Daniel Mariani
São Paulo

O volante brasileiro Casemiro e os atacantes Hazard (Bélgica) e Mbappé (França) entraram na lista de melhores da Copa até as oitavas de final, segundo metodologia criada pela Folha.

O brasileiro, jogador que mais roubou bolas no torneio, pegou o lugar do nigeriano Ndidi, eliminado na fase de grupos. A má notícia para a seleção brasileira é que o volante está suspenso e não enfrenta a Bélgica, pelas quartas de final.

O critério adotado pela reportagem para escolha dos melhores considera todos os jogadores que atuaram no Mundial. Mas atletas de seleções que vão avançando tendem a ser beneficiados, pois enfrentam equipes mais fortes, o que concede um bônus.

A atuação mais discreta do brasileiro Coutinho contra o México o tirou da lista de melhores. O mesmo aconteceu com o português Cristiano Ronaldo, cujo time caiu diante do Uruguai. Entraram o francês Mbappé, destaque francês contra a Argentina, e Hazard, estrela da Bélgica.

Para chegar à lista de melhores, a reportagem considera entre 12 e 16 indicadores para cada posição.

Um zagueiro, por exemplo, é bonificado se desarma bem e não erra passes na defesa; um atacante, se faz gols e ainda dá assistências para os companheiros. São analisados todos os eventos de todos os jogadores que participaram do torneio. Como, por exemplo, os 1.407 chutes dados até agora na Copa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.