Descrição de chapéu Copa do Mundo

Em evidência na Copa, presidente croata dividirá palco com francês Macron

Kolinda ficou famosa por voo comercial, mas já teve de devolver dinheiro público

Moscou

A finalíssima entre França e Croácia levará a Moscou dois dos chefes de Estado mais pops da Europa, os jovens presidentes Emmanuel Macron, 40, e Kolinda Grabar-Kitarovic, 50.

Enquanto os charmes do francês são conhecidos desde sua ascensão meteórica ao Eliseu, em 2017, a croata tem roubado a cena na Copa com um bem elaborado plano de exposição pública.

Voltou dos EUA e, pró-ocidental, trabalhou no governo pela entrada do país na União Europeia, em 2013. Depois, assumiu um cargo na Otan.

Ela foi eleita a quarta presidente da Croácia, num apertado segundo turno em 2015. É a primeira mulher e a mais jovem, então com 46 anos, ocupante do cargo —deixou o HDZ, já que no país presidente não pode ter partido.

Católica como a maioria de seus compatriotas, ela é contra o casamento religioso entre gays, mas a favor da união civil homossexual. Em outra oposição ao Vaticano, defende o direito ao aborto, que é liberado na Croácia.

Kolinda já teve problemas com as mesmas redes sociais. Em 2016, correram o mundo fotos que seriam dela em biquíni, com os devidos comentários machistas. Não era ela, e sim uma modelo americana parecida com a presidente.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.