Descrição de chapéu The New York Times

Partida nos EUA gera embate entre jogadores e liga espanhola

Representante de associação de atletas ameaça greve no Espanhol

Raphael Minder
Madri | The New York Times

Quando dirigentes que organizam o Campeonato Espanhol anunciaram na semana passada que planejavam realizar alguns jogos de temporada regular nos Estados Unidos, como parte de um esforço para elevar o faturamento com direitos de televisão e patrocínios internacionais, eles aparentemente se esqueceram de consultar um grupo essencial para que as partidas aconteçam: os jogadores.

David Aganzo, presidente da associação dos jogadores de futebol espanhóis, afirmou na quarta-feira (22) que os planos de o Campeonato Espanhol se tornar a primeira liga de futebol europeia a disputar partidas oficiais nos Estados Unidos haviam causado indignação entre os jogadores. O anúncio quanto às partidas internacionais foi feito de surpresa e tratado como fato consumado, depois de mudanças anteriores no calendário que incluem começar as partidas mais tarde e um número maior de jogos nos dias de semana, e isso forçou os jogadores a expressar suas preocupações publicamente, disse Aganzo, que sugeriu que uma greve em protesto contra os jogos nos Estados Unidos era uma séria possibilidade.

"Tomar uma decisão unilateralmente é falta de respeito", disse Aganzo, depois de uma reunião de sua associação à qual compareceram jogadores de 14 dos 20 times da liga. "Somos os protagonistas deste esporte, em companhia dos torcedores e dos árbitros. Temos muito a dizer, e estamos fartos de ser tratados com desconsideração".

Javier Tebas, presidente da liga, anunciou os planos para jogos nos Estados Unidos na semana passada, como parte de um contrato de 15 anos assinado com a Relevent Sports, uma empresa americana, para elevar a presença do futebol espanhol nos Estados Unidos.

Clubes espanhóis vêm dominando as competições europeias nas últimas temporadas. Na final da Super Copa da Uefa este mês–o jogo entre os vencedores das duas principais competições  interclubes europeias–, o Atlético de Madri derrotou seu rival municipal, o Real Madrid.

Os detalhes sobre o primeiro jogo do Campeonato Espanhol nos Estados Unidos são imprecisos, mas Tebas e Stephen Ross, o dono da Relevent, sugeriram que ele poderia acontecer em Miami, talvez no começo do ano que vem, e envolveria pelo menos um dos times mais populares da Espanha (Real Madrid e Barcelona), embora o Atlético de Madri venha desafiando esse duopólio recentemente.

As receitas internacionais da liga espanhola devem crescer em 9% ao ano nos próximos quatro anos, mas Tebas vem pressionando para elevar a estatura do futebol espanhol internacionalmente, para que ele se equipare ao Campeonato Inglês.

Tradução de Paulo Migliacci

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.