Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Com retrospecto favorável, Corinthians joga pela recuperação

Equipe enfrenta o Ceará pelo Brasileiro tentando voltar a crescer no torneio

Luciano Trindade
São Paulo | Agora

Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Luciano Veloso e Palhinha; Geraldão, Romeu e Vaguinho. Essa era a formação do Corinthians em 13 de novembro de 1977, dia em que o alvinegro perdeu do Ceará pela primeira e única vez no histórico do confronto.

Osmar Loss orienta o Corinthians durante partida contra o Colo-Colo (CHI) na Libertadores
Osmar Loss orienta o Corinthians durante partida contra o Colo-Colo (CHI) na Libertadores - Paulo Whitaker - 29.ago.18/Reuters

Nesta quarta (5), no Castelão, em Fortaleza, as duas equipes terão um novo duelo pelo Campeonato Brasileiro, às 20h. E o time paulista vai defender um retrospecto favorável.

Em 18 partidas, o clube do Parque São Jorge venceu nove vezes, empatou oito e perdeu somente uma, aquela em 1977, pelo Nacional. Foram 24 gols marcados e 11 sofridos pelos corintianos.

Visitar o Castelão, aliás, traz boas recentes lembranças à torcida alvinegra.

Em 2011, quando o Corinthians jogou lá pela última vez contra o Ceará, um gol improvável de Cachito Ramírez definiu a vitória dos paulistas por 1 a 0, resultado fundamental na jornada que resultaria na conquista do pentacampeonato brasileiro.

“Foi um jogo que a gente deu uma arrancada para ganhar o título e a gente tinha um elenco muito bom como o de hoje”, afirmou o volante Ralf, titular nesta quarta, assim como foi naquele jogo em 2011, em sua primeira passagem pelo Corinthians.

Apesar do bom retrospecto, Ralf não acredita que o Corinthians terá vida fácil. Pelo contrário, ele fez questão de ressaltar a vitória do Ceará na última rodada, contra o Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã.

“A gente tem que respeitar o Ceará. Se eles ganharam do Flamengo não foi à toa. O treinador que chegou agora está solucionando os problemas do Ceará, e a gente vai respeitar”, disse o volante.

“Mas a gente vem para fazer um grande jogo e conseguir a vitória”, acrescentou.

Oitavo colocado, o Corinthians soma 30 pontos, dez a mais do que o Ceará, penúltimo colocado na tabela.

O Corinthians treinou ontem no estádio Alcides Martins, casa do Fortaleza. Mais uma vez, o técnico Osmar Loss não permitiu que a imprensa acompanhasse as atividades de seu elenco e liberou a presença dos jornalistas somente nos dez minutos finais do treinamento.

Em campo, os jogadores já praticavam o tradicional rachão, descontraído, sem indicações da formação que o alvinegro terá esta noite.

Com as voltas de Jadson, Henrique e Douglas, contudo, a tendência é de que a escalação seja a seguinte: Walter; Mantuan, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson, Romero; Roger.

Titulares importantes, Cássio, Fagner e Pedro Henrique desfalcam o time mais uma vez, todos entregues ao departamento médico do clube. Eles nem foram relacionados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.