Esportes de praia dão sobrevida às carreiras de atletas aposentados

Brasileiros disputarão Jogos Sul-Americanos de praia, de 14 a 23 de março, na Argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Treino de beach tennis na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro
Treino de beach tennis na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro - Ricardo Borges/Folhapress
São Paulo

"Agora não é mais o saibro, mas sim a areia", afirma a ex-tenista Joana Cortez, 40, sobre o que acaba levando para casa nas roupas e materiais após um dia de treinos.

A carioca, que se aposentou da carreira de tenista profissional em 2007, iniciou sua trajetória no beach tennis em 2008. Hoje ela compete, tem uma academia na praia de Ipanema e ajuda a promover a modalidade, surgida na Itália, em várias partes do Brasil.

Joana será uma das representantes do país nos Jogos Sul-Americanos de Praia, realizados em Rosário, na Argentina, de 14 a 23 de março.

Vencedora de três medalhas em Jogos Pan-Americanos, a atleta chegou à posição de número 204 no ranking mundial de simples e 115 de duplas. Ela deixou o tênis profissional aos 28 anos e encontrou na praia uma forma de prolongar o ciclo de esportista.

"No beach tennis eu consigo me manter em alto nível e conciliar com outras atividades. Dou aulas, organizo eventos e clínicas e faço parte da comissão da federação internacional. O tênis tem um circuito muito desgastante e exige investimento muito mais alto", diz Joana, que já liderou o ranking na nova modalidade.

A adaptação, porém, exigiu treinamentos específicos para o jogo na areia, praticado principalmente em duplas.

"O movimento com a raquete é mais curto, não tem muita rotação de ombro e de quadril. É muito mais voleio, smash, a bola não quica", ela explica.

Quem também fez a transição para a areia foi Rodrigo Souto, 35, ex-jogador de futebol com passagens por Santos, São Paulo, Vasco e Botafogo.

Ao deixar os gramados no ano passado e emendar a carreira com o beach soccer, o ex-volante voltou às origens. Ele começou a jogar futebol na praia de Copacabana e sempre participou de partidas festivas na areia. 

"Tem sido uma nova e velha carreira", brinca o ex-meia.

A mudança também teve motivação familiar. Sidney, irmão de Rodrigo, defendeu a seleção brasileira de beach soccer por vários anos.

"Recebi o convite quando parei e aceitei para jogar junto com meu irmão, amigos e grandes jogadores que vi crescer e que hoje estão juntos na seleção", diz Rodrigo Souto.

Sua primeira convocação para o time nacional foi no início do ano. Ele, que neste mês defendeu o Catania, da Itália, no Mundialito de Clubes, espera estar na lista dos Jogos Sul-Americanos.

"Torço muito para que o esporte cresça cada vez mais e chegue à Olimpíada. Espero que os organizadores pensem grande, porque é um esporte bonito de se ver", afirma.

Rodrigo Souto disputa a bola com Dentinho no clássico entre São Paulo e Corinthians, em 2011
Rodrigo Souto disputa a bola com Dentinho no clássico entre São Paulo e Corinthians, em 2011 - Almeida Rocha/Folhapress

Se Joana Cortez e Rodrigo Souto migraram para um esporte semelhante ao que já praticavam, a trajetória de Lena Ribeiro, 38, foi de recomeço. Nascida em Niterói, ela jogou handebol pela seleção brasileira nas categorias de base e chegou a defender a equipe profissional do Vasco.

Interrompeu a carreira nas quadras em 2002, aos 21 anos, porque já cursava faculdade de nutrição e sabia que continuar no esporte exigiria abrir mão de muitas coisas.

Lena então se formou, casou, foi morar em Arraial do Cabo (RJ) e teve filhos. Em 2011, o marido dela, profissional de educação física, se lesionou e passou a usar o stand-up paddle (SUP) como forma de recuperação. A modalidade entrou na vida da família, e logo Lena também estava participando de competições.

Contrariando as próprias expectativas de que não teria resistência para remar sobre a prancha por muito tempo, ela já venceu uma prova de 220 km disputada em quatro dias na Holanda e hoje é uma das principais representantes brasileiras do esporte.

Lena participará dos Jogos Sul-Americanos de Praia e do Pan-Americano de Lima, em julho, onde o SUP fará sua estreia num evento desse porte.

Sua volta à vida de competições, ela reconhece, ocorreu de maneira improvável.

"Num esporte diferente, muito tempo depois e numa idade em que normalmente as pessoas estão parando. Quando olhei para o stand-up pela primeira vez, eu tinha mais de 30 anos, até então nunca tinha visto. Não comecei do zero, mas do menos alguma coisa."

O evento nas praias de rio da cidade argentina será a quarta edição dos Jogos Sul-Americanos e servirá como preparação para a estreia dos Jogos Mundiais de Praia, em outubro, na cidade de San Diego (EUA).

A delegação enviada pelo Comitê Olímpico do Brasil será formada por 62 atletas de nove modalidades (são 13 no total) e pela primeira vez terá coordenação 100% feminina.

Mariana Vieira de Mello, chefe da missão do COB, afirma que a estratégia para os esportes olímpicos, como vôlei de praia, maratona aquática e vela, é levar equipes jovens e propiciar aos atletas a primeira experiência em um evento multiesportivo, como ambientação para os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos.

Outros objetivos do comitê são apoiar modalidades de praia em que o país já tem tradição e, claro, conquistar medalhas no torneio.

"Mesmo que a gente vá com uma delegação jovem, é sempre importante ter atletas experientes, que ajudam a criar o clima adequado de disciplina e foco que a gente precisa numa missão", diz Mello.

Saiba mais sobre as modalidades de praia

Beach soccer
O primeiro campeonato oficial da modalidade foi o Mundialito realizado em 1994, em Copacabana. Em 2005, o beach soccer passou a ser reconhecido pela Fifa, que começou a organizar a Copa do Mundo a cada dois anos. O Brasil é o maior vencedor da competição (14 títulos) 

Beach tennis
Criado no fim dos anos 1980, na Itália. A modalidade, que tem características do tênis tradicional e do badminton (a bola não quica), chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro. Nomes como Joana Cortez, Samantha Barijan e Vinícius Font já lideraram o ranking mundial

Stand-up paddle
A prática de deslizar pela água sobre a prancha com o auxílio de um remo é bem mais antiga, mas a transformação do SUP em esporte competitivo ocorreu neste século. Hoje existem provas de ondas (não estarão nos Jogos Sul-Americanos) e de corrida, esta com trajetos variados (velocidade, técnica e de longas distâncias). A modalidade fará sua estreia no Pan-Americano de Lima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.