Descrição de chapéu Tóquio 2020

Contemporânea da guerra, síria de 11 anos garante vaga na Olimpíada

Hend Zaza foi campeã do torneio classificatório de tênis de mesa do oeste asiático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A mesa-tenista síria de 11 anos Hend Zaza se classificou para os Jogos de Tóquio nesta quarta-feira (26), após ser campeã do torneio pré-olímpico do oeste asiático.

Segundo o site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), ela, que compete pelo profissional há menos de um ano, nunca havia sido campeã de nenhum torneio individual.

A atleta nasceu apenas dois anos antes da Guerra da Síria eclodir, no início de 2011. Até o momento, o combate das forças ligadas ao presidente Bashar Assad e os rebeldes já desalojou mais de 13 milhões de pessoas e provocou a morte de 380 a 560 mil, segundo estimativas recentes.

A mesa-tenista síria, Hend Zaza, 11, após garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
A mesa-tenista síria, Hend Zaza, 11, após garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Comitê Olímpico da Jordânia no Facebook

Na final do pré-olímpico, Zaza venceu a veterana libanesa, Mariana Sahakian, de 42 anos, em sete parciais: 11-4, 11-9, 7-11, 5-11, 8-11, 11-4 e 11-7. Até antes do torneio, ela ocupava a 155ª posição do ranking mundial, o que já era seu recorde pessoal e que deve melhorar após o resultado.

O pré-olímpico do oeste asiático foi disputado na Jordânia e incluiu países como Qatar, Kuwait e Iemen —os torneios qualificatórios do continente são divididos por região, por isso, potências da modalidade, como China e Japão, não competiram no mesmo evento.

Pela chave masculina, Ali Alkhadrawi, da Arábia Saudita, foi o vencedor e também garantiu a vaga na Olimpíada.

Em Tóquio, as partidas do tênis de mesa acontecerão do dia 25 de julho a 7 de agosto. O Brasil tem suas melhores chances com Hugo Calderano, 23, sétimo colocado do ranking mundial.

Na delegação brasileira, a atleta mais nova deverá ser a skatista Rayssa Leal, 12, atual segunda colocada do ranking mundial. Tanto no skate quanto no tênis de mesa, não há uma idade mínima estabelecida para participação olímpica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.