Presidente paraguaio pede investigação de caso Ronaldinho 'caia quem cair'

Mario Abdo Benítez quer uma auditoria no órgão público que emite passaportes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assunção (Paraguai)

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, deu entrevista a uma emissora de TV local, na noite desta segunda-feira (9), e afirmou que ordenou investigação a fundo do caso dos passaportes falsos de Ronaldinho Gaúcho e de seu irmão Roberto de Assis.

Segundo o presidente, ele disse a seu ministro do Interior, Euclides Acevedo: “caia quem cair, temos que saber a verdade”.

Abdo Benítez também falou que haverá uma auditoria no órgão público que emite os passaportes e as cédulas de identidade no Paraguai. O episódio provocou severa crise entre instituições governamentais, com troca de acusações sobre suas responsabilidades e possíveis crime cometidos por servidores.

Quatro funcionários que teriam facilitado ou permitido a entrada dos brasileiros no país foram detidos entre a noite desta segunda e a manhã desta terça (10), segundo a imprensa local.

Indagado por seu possível vínculo com a empresária Dalia López, que está no epicentro desse caso sob suspeita de ter mandado confeccionar os documentos falsos, Abdo Benítez afirmou não conhecê-la, apesar de terem circulado fotos dos dois juntos em eventos públicos nos meios de comunicação.

Abdo Benítez disse que apenas a viu uma vez, e que ela apareceu “num helicóptero mais bonito que o meu”, declarou sorrindo com ironia.

No final do dia, o promotor do caso, Osmar Legal, denunciou Dalia Lopez, declarando-a “em rebeldia”, pois há uma ordem de prisão contra ela não cumprida.

A empresária ainda não se entregou, e seus advogados dizem que ela está doente, mas que se encontra em Assunção. Só não esclareceram se está em uma de suas propriedades ou em algum outro endereço.

Legal disse em entrevista à Folha que López está sendo investigada por fazer parte de uma quadrilha que, além de gerenciar a fabricação de documentos falsos, também teria envolvimento com lavagem de dinheiro.

 
O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez
O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez - Jorge Adorno/Reuters
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.