Descrição de chapéu tênis

Murray volta a vencer em Wimbledon e garante festa do público britânico

Espectadores puderam vibrar com a vitória do ídolo e ovacionaram responsável por vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Levou quatro anos para que Andy Murray voltasse a vencer um jogo na chave de simples de Wimbledon. Nesta segunda-feira (28), parecia que ele faria isso com facilidade, depois encarou um drama, mas ainda assim conseguiu sair vitorioso, para a alegria do público que pôde ocupar 50% dos cerca de 15 mil lugares da quadra central.

No primeiro dia da edição de 2021 do torneio do Grand Slam, o escocês, atualmente 119º colocado do ranking mundial, derrotou o georgiano Nikoloz Basilashvili, cabeça de chave 24, por 3 sets a 1 (6/4, 6/3, 5/7 e 6/3). Na terceira parcial, Murray viu sua vantagem de 5 a 0 ser colapsada com sete games perdidos de forma consecutiva. Mas na quarta, após o fechamento do teto, se recuperou para finalizar o triunfo.

Sua última partida em simples no Slam londrino havia sido pelas quartas de final da edição 2017, quando era número 1 do mundo e perdeu para o americano Sam Querrey, numa partida já marcada pelas dores no quadril. Depois disso, a carreira do britânico bicampeão (2013 e 2016) na grama inglesa nunca mais seria a mesma.

Andy Murray comemora ponto em sua vitória na estreia em Wimbledon
Andy Murray vibrou e fez o público vibrar em Wimbledon - Paul Childs/Reuters

Foram dois anos impedido de participar de Wimbledon por causa da lesão no quadril que o levou a fazer duas cirurgias e colocar uma prótese metálica na região. Em 2019, ele ainda competiu nas duplas e duplas mistas, mas não se sentia preparado para retornar à competição individual, com jogos em melhor de cinco sets. No ano passado, a pandemia provocou o cancelamento do torneio.

O público britânico, ansioso tanto para voltar ao All England Club quanto para reencontrar o ídolo, vibrou muito com a vitória.

Andy Murray saca na quadra central de Wimbledon com público
Andy Murray saca na quadra central de Wimbledon com público - Bob Martin/Reuters

Além de ter conquistado Wimbledon duas vezes, Murray é bicampeão olímpico, e nos Jogos de Londres-2012 venceu o torneio justamente na grama sagrada. Quatro anos depois, repetiu a medalha de ouro no Rio de Janeiro. Ele está confirmado em Tóquio.

Nesta segunda, os espectadores também vibraram quando foi anunciada no camarote real a presença de Sarah Gilbert, uma das pesquisadoras que conduziram o processo de criação da vacina de Oxford-AstraZeneca contra a Covid-19. O NHS (sistema de saúde britânico) também foi homenageado.

A principal surpresa do primeiro dia foi a eliminação do grego Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça de chave, diante do americano Frances Tiafoe, por 3 sets a 0. O principal favorito, Novak Djokovic, perdeu o primeiro set para o britânico Jack Draper, mas virou para 3 a 1. A tcheca bicampeã Petra Kvitova, cabeça de chave 10, perdeu para a americana Sloane Stephens por 2 sets a 0.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.