Tite convoca seleção brasileira de futebol para as Eliminatórias; veja a lista

Brasil terá duelo contra a Argentina em São Paulo, sua algoz na final da Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (13) a seleção brasileira para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Qatar, em 2022. A lista contara com seis jogadores que integraram o time bicampeão olímpico nos Jogos de Tóquio-2020: Daniel Alves (São Paulo), Guilherme Arana (Atlético-MG), Bruno Guimarães (Lyon), Claudinho (Zenit), Richarlison (Everton) e Matheus Cunha (Hertha Berlim) .

O treinador afirmou que a medalha de ouro não foi decisiva para o aparecimento das seis novidades na chamada para a classificatória para o Mundial do ano que vem.

"Não vai ser a medalha de ouro ou de prata que vai diferenciar a avaliação desses profissionais. Vai ser o contato com o Jardine [André Jardine, técnico da seleção olímpica], vai ser o desempenho técnico. Se não tivesse tido a oportunidade de perder, de ser demitido [alguma vez na carreira], eu não teria chegado onde cheguei. E sou grato às outras oportunidades que tive. A mim, só o título [olímpico] não. Consigo conceber outros fatores como coloquei agora", afirmou Tite.

O técnico Tite, da seleção brasileira, lê a lista dos convocados para as Eliminatórias da Copa
O técnico Tite, da seleção brasileira, lê a lista dos convocados para as Eliminatórias da Copa - Lucas Figueiredo/CBF

O treinador elogiou a performance de uma das novidades do grupo, Matheus Cunha, e destacou as opções táticas que o atacante traz para a seleção brasileira. ​

"Matheus Cunha é um híbrido nove que vem flutuar, que jogou na seleção como penúltimo atacante. Ele dá versatilidade de utilização. É um jogador em crescimento. A gente quer dar essa oportunidade", afirmou Tite, sobre o atacante, que foi um dos destaques da seleção brasileira nas Olimpíadas.

O Brasil terá três compromissos em setembro pelo classificatório do próximo Mundial. Na quinta-feira (2) enfrenta o Chile no estádio Nacional, em Santiago. No domingo (5), recebe a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 16h.

Finalmente, na quinta-feira (9), joga contra o Peru na Arena Pernambuco, às 21h30. Os peruanos estão na lanterna das Eliminatórias com apenas quatro pontos conquistados.

O jogo contra a Argentina estava marcado anteriormente para março, mas acabou adiado pela Conmebol. Na época, no auge da pandemia, a rodada acabou adiada.

Até o momento, o Brasil é o líder das Eliminatórias, com 18 pontos e 100% de aproveitamento. A Argentina ocupa a vice-liderança, com 12. O Equador vem logo a seguir, com 9, acompanhado por Uruguai, com 8. Se o torneio terminasse hoje, essas seriam as quatro seleções classificadas diretamente à Copa do Qatar-2022. Já a Colômbia, que também está com 8 pontos mas perde para o Uruguai nos critérios de desempate, disputaria a repescagem.

A seleção brasileira principal não entra em campo desde a derrota para a Argentina, por 1 a 0, pela final da Copa América. O jogo foi disputado no Maracanã, em julho. Pelas Eliminatórias, a última partida foi contra o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Na ocasião, o Brasil venceu por 2 a 0.

Veja abaixo a lista dos convocados:

Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

Laterais
Daniel Alves (São Paulo)
Danilo (Juventus)
Alex Sandro (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros
Militão (Real Madrid)
Lucas Veríssimo (Benfica)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (Chelsea)

Meias
Bruno Guimarães (Lyon)
Casemiro (Real Madrid)
Claudinho (Zenit)
Everton Ribeiro (Flamengo)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes
Firmino (Liverpool)
Gabriel Barbosa (Flamengo)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Neymar (PSG)
Raphinha (Leeds)
Richarlison (Everton)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.