Richarlison, o Pombo, é campeão olímpico e ativo política e socialmente

Capixaba, artilheiro da seleção brasileira na Copa do Qatar deixou o Brasil há cinco anos e fincou raízes na Inglaterra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Artilheiro do Brasil na partida de estreia na Copa do Qatar, marcando os dois gols do jogo contra a Sérvia, o capixaba Richarlison de Andrade, 25, deixou o país há cinco anos, quando era destaque do Fluminense, rumo à Inglaterra, onde sua carreira cresceu de forma paulatina.

Antes de chegar neste ano ao Tottenham, um dos grandes clubes de Londres e cujo astro é Harry Kane (o capitão da Inglaterra), defendeu o pequeno Watford e o Everton.

Seu bom futebol, mesmo em um clube mediano, rendeu convocações, a partir de 2018, para a seleção brasileira. Antes, em 2017, defendeu a equipe sub-20 no Sul-Americano do Equador, anotando dois gols.

Usando a camisa amarela da seleção brasileira, o atacante Richarlison mostra a língua ao festejar seu primeiro gol na Copa do Qatar, no estádio Lusail, contra a Sérvia
O atacante Richarlison, do Brasil, faz careta ao festejar seu primeiro gol na Copa do Qatar, no estádio Lusail, contra a Sérvia - Nelson Almeida - 24.nov.2022/AFP

Nascido em Nova Venécia (ES), Richarlison começou a se destacar no Real Noroeste, da cidade de Águia Branca, aos 16 anos. Chamou a atenção do América-MG, que o contratou em 2014. Em 2016, estava no futebol carioca, no Fluminense.

Atacante de 1,84 m que mescla raça, técnica e velocidade, Richarlison joga bem tanto pelos lados do campo (atua assim nos clubes) como centralizado —é o atual centroavante da seleção, vestindo a camisa 9 de quem quase sempre ocupa essa função.

O jogador também é conhecido pelo seu lado político, com posicionamento mais à esquerda, e social.

Em entrevista em 2020, quando servia à seleção brasileira, ele afirmou que "quando tiver uma causa importante eu sempre vou botar a cara, ainda mais jogando na seleção e na Inglaterra. Eu tenho essa visibilidade e sei que as autoridades olharão com carinho".

Quando o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira estavam desaparecidos na Amazônia, Richarlison pronunciou-se nas redes sociais: "Peço às autoridades, por favor, que atuem com urgência e façam todo o possível para encontrarmos Dom Phillips e Bruno Pereira!".

Dom e Bruno, as investigações concluíram depois, foram assassinados no Vale do Javari, no oeste do Amazonas.

Também em 2020, Richarlison se tornou embaixador do USP Vida, programa voltado para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fazer doações para as pesquisas e ações que a universidade paulista desenvolve no combate à Covid.

No futebol, os principais títulos do atleta são pela seleção, já que no futebol europeu só agora está em uma equipe competitiva.

Ele foi campeão da Copa América de 2019, fazendo, de pênalti, o terceiro gol na decisão contra o Peru (3 a 1), no Maracanã, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, quando marcou cinco gols e foi o artilheiro na campanha do bicampeonato.

Richarlison comemora beijando a camisa da seleção brasileira depois de fazer gol no Peru na decisão da Copa América de 2019, no Maracanã
Richarlison comemora depois de fazer, pela seleção brasileira, gol no Peru na decisão da Copa América de 2019, no Maracanã - Juan Mabromata - 7.jul.2019/AFP

Richarlison é apelidado de Pombo porque em 2018, em brincadeira com amigos, fez a coreografia da música "Dança do Pombo", de MC Faísca e Perseguidores.

Não se incomodou com o apelido e ainda o perpetuou, comemorando gols mexendo o tórax de modo a imitar o movimento do peito do pássaro, para alegria da garotada.

Richarlison correu risco de perder a Copa do Mundo devido a uma lesão em outubro, na panturrilha, que o afastou dos gramados por três semanas.

Tite confiou na sua recuperação e o incluiu na lista de 26 convocados para ir ao Qatar buscar o hexacampeonato.

"Há algumas semanas, eu estava chorando, na dúvida ainda de vir [para a Copa]. Então, eu acho que valeu todo o esforço da minha recuperação. Deus viu meu esforço, viu o tanto de vontade que eu estava de vir para a Copa do Mundo", declarou Richarlison depois da vitória contra a Sérvia.

Em forma, ele já é um dos goleadores do Mundial e tentará fazer mais gols –tem 19 em 39 jogos pela seleção– na segunda-feira (28), quando o Brasil volta a jogar pelo grupo G, diante da Suíça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.