Sem vencer há seis jogos, Inglaterra estreia na Copa à espera de gols de Kane

Artilheiro da Copa de 2018 lidera equipe, primeira campeã do mundo a entrar em campo no Qatar, contra o Irã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vivendo um momento muito ruim nos resultados obtidos em campo, a Inglaterra é a primeira das seleções campeãs do mundo a estrear na Copa do Qatar.

O adversário, nesta segunda-feira (21), é o Irã, às 10h (de Brasília), no estádio Khalifa, na capital Doha.

A equipe comandada pelo treinador Gareth Southgate, que vinha tendo boas performances em torneios importantes, chega ao Mundial com uma sequência de seis jogos sem vitória.

Com uma das mãos encobrindo a boca e a outra pressionando a orelha esquerda, na qual há um fone de ouvido, o treinador da Inglaterra, Gareth Southgate, concede entrevista em Doha na véspera da estreia da seleção na Copa do Mundo do Qatar, contra o Irã
O treinador da Inglaterra, Gareth Southgate, em entrevista em Doha na véspera da estreia da seleção na Copa do Qatar, contra o Irã, pelo Grupo B - Paul Ellis - 20.nov.2022/AFP

A série negativa (três empates e três derrotas), sempre em partidas da Liga das Nações, resultou no rebaixamento do English Team no torneio continental.

A última vez que a Inglaterra ficou seis jogos consecutivos sem ganhar foi há quase 30 anos, em 1993, com três empates e três derrotas. Um dos empates (1 a 1) ocorreu contra o Brasil de Carlos Alberto Parreira, que faturaria o tetra em 1994.

O cenário atual é inesperado para uma seleção que vinha fazendo bonito na gestão Southgate, com a semifinal na Copa de 2018, na Rússia (acabaria em quarto lugar), e o vice-campeonato na Eurocopa 2020 (disputada em 2021 devido à pandemia de coronavírus), perdendo nos pênaltis para a Itália, em Londres.

A Euro foi a melhor oportunidade que a seleção inglesa teve de derrubar o jejum de títulos que perdura desde o Mundial de 1966, quando superou a Alemanha na final, em casa.

Usando camiseta azul sem mangas, Harry Kane sorri em treino da seleção da Inglaterra em Al Wakrah, no Qatar
Harry Kane, artilheiro da Inglaterra na Copa da Rússia, em 2018, durante treino da seleção em Al Wakrah, no Qatar - Carl Recine - 16.nov.2022/Reuters

Para encerrar a má fase, a Inglaterra aposta nos gols do centroavante Harry Kane, 29. O jogador do Tottenham foi o artilheiro da Copa de 2018, com seis gols (três deles de pênalti). Atualmente, é vice artilheiro da Premier League, com 12 gols.

Ele deve entrar em campo com a tarja de capitão com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+, em protesto contra o país-sede do Mundial, que repreende a homossexualidade.

Os torcedores ingleses também depositam esperança nas atuações de Jude Bellingham, 19. O volante do Borussia Dortmund, que defende e ataca com eficiência, é um dos candidatos a melhor jogador jovem do Mundial.

Além da Inglaterra, dos países que já ganharam a Copa, seis estão no torneio deste ano: Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha, França e Uruguai. A Itália não se classificou.

Já o Irã, um dos azarões desta Copa, estará satisfeito com um empate diante dos ingleses.

As outras seleções do Grupo B são EUA e País de Gales, que jogam entre si às 16h (de Brasília), no estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.