Descrição de chapéu DeltaFolha Copa do Mundo 2022

Brasil é vazado pela primeira vez, mas avança com melhor defesa da Copa

Última vez em que uma seleção não levou chutes a gol nos dois jogos iniciais foi há 24 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O time reserva do Brasil não conseguiu manter o excelente desempenho defensivo alcançado pelos titulares nas primeiras rodadas da Copa do Mundo de 2022. Diante de Camarões, nesta sexta-feira (2), a seleção sofreu as primeiras finalizações na meta, o primeiro gol e a primeira derrota na competição, por 1 a 0.

Mesmo assim, a equipe do técnico Tite avança para a próxima fase como dona da melhor retaguarda da competição. O Brasil aparece ao lado de Holanda, Estados Unidos, Tunísia, Marrocos e Croácia, com apenas um gol sofrido. Mas possibilitou menos finalizações certas a seus adversários.

Apenas três jogadas terminaram na direção da meta brasileira, todas elas da equipe africana. Nesse critério, a seleção aparece empatada com a Argentina, que sofreu dois gols na fase de grupos.

Nas duas primeiras apresentações, contra Sérvia e Suíça, o Brasil não havia concedido nenhuma finalização certa sequer aos adversários. O goleiro Alisson foi praticamente um espectador e trabalhou muito mais com os pés do que com as mãos. Para isso, contou com sete bloqueios efetuados pelos defensores de linha em tentativas dos atacantes europeus.

Com tamanha solidez, o Brasil tornou-se a primeira seleção a não levar nenhum chute a gol nos dois primeiros jogos de uma Copa em 24 anos, desde a França campeã do mundo em 1998.

Na terceira rodada, com a vaga garantida e uma formação totalmente reserva, o Brasil não conseguiu frear o ataque camaronês. Além do gol de Aboubakar, houve ainda duas defesas do goleiro Ederson e uma tentativa bloqueada.

Já na parte ofensiva, a equipe do técnico Tite ficou devendo. Com apenas três gols marcados, o Brasil tem o segundo pior ataque dentre as 16 seleções classificadas para as oitavas de final, empatado com a Austrália. As duas só aparecem à frente dos Estados Unidos e da Polônia, que marcaram dois tentos cada uma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.