Conheça o histórico de cada seleção que disputa as quartas de final da Copa

Número de taças do Brasil é o mesmo de todos os concorrentes somados; Portugal, Holanda e Marrocos nunca ganharam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O funil da Copa do Mundo do Qatar está ficando mais estreito. Das 32 seleções que iniciaram o torneio, no dia 20 de novembro, quando o Equador derrotou os anfitriões por 2 a 0, apenas 8 continuam na corrida pela Taça Fifa.

São cinco da Europa (França, Inglaterra, Holanda, Portugal e Croácia), duas da América do Sul (Brasil e Argentina) e uma da África (Marrocos).

Pelo histórico, é preciso considerar o Brasil o maior favorito.

São cinco troféus de Copa do Mundo (ergueu três vezes a Taça Jules Rimet e duas vezes a Taça Fifa), o mesmo número que as outras sete seleções juntas.

Franceses e argentinos são bicampeões do mundo. Os ingleses triunfaram uma vez. Portugueses, holandeses (que bateram na trave três vezes) e marroquinos jamais chegaram ao topo.

A experiência e a tradição contam também a favor da seleção brasileira, a única a marcar presença em todas as 22 edições de Copa realizadas –a primeira foi em 1930, no Uruguai.

O favoritismo do Brasil se amplia se levado em conta o ranking da Fifa, no qual a seleção de Tite ocupa a primeira posição.

Abaixo estão a Argentina (terceira), a França (quarta) e a Inglaterra (quinta) –segunda na lista, a Bélgica caiu na fase de grupos.

Marrocos, considerado o ranking (22º colocado), é o azarão. O primeiro país a falar árabe a chegar a esta fase da Copa aposta muito em sua defesa, que levou um único gol em quatro jogos.

Com camisa amarela e calção azul, Richarlison desliza de joelhos no gramado do estádio 974 para festejar seu gol na goleada por 4 a 1 do Brasil sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Qatar
Richarlison desliza no gramado do estádio 974 para festejar seu gol na goleada por 4 a 1 do Brasil sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Qatar - Xin Yuewei - 5.dez.2022/Xinhua

Os brasileiros chegam às quartas de final com um ataque satisfatório: 7 gols marcados, média de 1,75 por partida. Só que 4 dos 7 saíram em um mesmo jogo, a goleada de 4 a 1 na Coreia do Sul.

Mais efetivos que o Brasil na parte ofensiva são Inglaterra e Portugal (ambos com 12 gols), França (9) e Holanda (8). E um francês é o artilheiro desta Copa: Mbappé, com 5 –pelo Brasil, Richarlison tem 3.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.