Descrição de chapéu Futebol Internacional

Just Fontaine, maior artilheiro de uma Copa do Mundo, morre aos 89 anos

Francês fez história ao marcar 13 gols no Mundial da Suécia, em 1958

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O francês Just Fontaine, recordista de gols em apenas uma Copa do Mundo, com 13 na Suécia, em 1958, morreu aos 89 anos.

Na Copa em que Fontaine estabeleceu o recorde, a França chegou às semifinais pela primeira vez em sua história, quando foi derrotada pelo Brasil, liderado por Pelé, por 5 a 2.

Na decisão do título, o Brasil goleou a Suécia por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título mundial. Na disputa do terceiro lugar, os franceses foram derrotaram a Alemanha por 6 a 3.

Atacante Just Fontaine é carregado pelos colegas de seleção após marcar quatro gols contra a Alemanha na Copa de 1958 - 28.jun.1958/AFP

Com a morte de Fontaine, apenas três jogadores da seleção francesa de 1958 continuam vivos: Dominique Colonna, Robert Mouynet e Bernard Chiarelli.

Nascido em Marrakesh, Fontaine não estava cotado para disputar a Copa do Mundo da Suécia porque o titular do comando ataque seria Thadée Cisowski, que sofreu uma lesão no último momento.

Além do recorde de 13 gols e da semifinal histórica para o país, Just Fontaine teve uma grande carreira em clubes, com quatro títulos de campeão da França (um com o Nice e três com o Reims), duas Copas da França (Nice em 1954 e Reims em 1958) e uma final da Copa da Europa (a atual Liga dos Campeões), em 1959, na qual o Reims foi derrotado por 2 a 0 pelo Real Madrid de Di Stéfano, Puskas e Kopa.

A carreira de Fontaine foi brutalmente interrompida no fim de 1962, com apenas 28 anos, após duas fraturas em uma perna.

Just Fontaine e Pelé brincam com uma bola de futebol de chocolate durante evento que celebrou os 40 anos da Copa da Suécia, em Paris - Desmond Boylan - 5.jul.1998/Reuters

Aposentado dos gramados, Just Fontaine iniciou a carreira de técnico, mas com resultados bem mais discretos.

À frente da seleção da França, ele durou apenas duas partidas em 1967: foi demitido do cargo de treinador após duas derrotas em amistosos.

A experiência como técnico do Paris Saint-Germain (1973-1976) foi melhor, com o acesso à primeira divisão em 1974. Ele encerrou a carreira como treinador em sua terra natal, Marrocos, ao comandar a seleção do país na conquista do terceiro lugar na Copa da África de 1980.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.