Príncipe herdeiro anuncia Copa do Mundo de eSports na Arábia Saudita em 2024

Sem detalhar quais jogos serão incluídos na programação, país afirma que premiação será recorde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Riad | AFP

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, anunciou nesta segunda-feira (23) que seu país sediará no próximo ano uma Copa do Mundo de eSports.

"A Copa do Mundo de eSports é um passo natural no caminho da Arábia Saudita para se tornar o centro mundial dos videogames e dos eSports", declarou o príncipe herdeiro em comunicado.

Conhecido por ser um jogador apaixonado, especialmente de Call of Duty, o príncipe espera que um evento desse tipo sirva para dinamizar o setor e criar 39 mil empregos até 2030.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, que é fã de jogos eletrônicos - Hamad Al Kaabi - 20.out.23/UAE Presidential Court/via Reuters

A Arábia Saudita tem investido maciçamente no setor de videogames desde que Mohamed bin Salman, 38 anos, foi designado príncipe herdeiro em 2017.

No ano passado, ele anunciou um investimento de 38 bilhões de dólares (R$ 140 bilhões) no grupo Savvy Games, propriedade do fundo soberano saudita.

As autoridades sauditas querem transformar o país em um "paraíso para os programadores de jogos", que possam criar novos produtos para "promover a cultura saudita e árabe".

A primeira edição da Copa do Mundo deverá ocorrer no próximo ano e substituirá o festival Gamers8, um torneio de eSports de oito semanas que distribuiu 45 milhões de dólares (R$ 225 milhões) em prêmios neste ano.

A Copa do Mundo de eSports "será acompanhada por um conjunto de atividades diversas e eventos que atrairão visitantes e turistas para a cidade, tornando-a uma capital do jogo", destacou o príncipe em seu comunicado.

"O torneio incluirá os jogos mais populares do mundo, de todos os gêneros, e oferecerá o maior prêmio da história dos eSports", afirmou o comunicado, sem especificar o nome dos jogos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.