Descrição de chapéu Futebol Internacional

Messi vive ano de descontração e festa após maior glória

Campeão do mundo, craque desfila com Bola de Ouro e exibe talento nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lionel Messi sorriu bastante em 2023. Com a camisa do Inter Miami, clube norte-americano para o qual se transferiu, e sobretudo com o uniforme da seleção da Argentina, o craque viveu uma temporada de celebração, sem a tensão vivida em momentos anteriores.

O atacante completou 36 anos em junho e disse estar sentindo-se um menino, correndo atrás da bola. Um ano após o triunfo na Copa do Mundo, no Qatar, livre do peso dos fracassos em outras edições do torneio, está "aproveitando os dias".

"Após a conquista da Copa do Mundo, pensei que o ciclo estava fechado, mas muito pelo contrário. Mais do que nunca, quero servir o meu país. Sofremos muito durante vários anos e agora estamos vivendo um momento incrível. Desejo desfrutar dele", afirmou.

Messi sorri até no banco de reservas do Inter Miami
Messi sorri até no banco de reservas - Sam Navarro - 21.jul.23/USA Today Sports via Reuters

Cada encontro de Messi com os argentinos tem sido uma celebração. Foi assim na primeira partida da seleção em casa após o título —um amistoso contra o Panamá, no qual ele fez um golaço de falta— e nos duelos pelas Eliminatórias do próximo Mundial.

Entre sorrisos e lágrimas de emoção, o craque tem sido o principal responsável por colocar a Argentina na liderança do torneio classificatório, com cinco vitórias em seis jogos, incluindo um triunfo sobre o Brasil no Maracanã. Ele balançou a rede três vezes na competição.

Incluindo na conta os amistosos, o camisa 10 marcou oito vezes pelo time nacional ao longo do ano. Já com o uniforme rosa do Inter Miami, foram mais participações em gols do que jogos. Ele marcou 11 vezes e deu cinco assistências em 14 partidas, liderando a equipe na conquista do primeiro título de sua história, o da Leagues Cup, em agosto.

Antes discreto em suas celebrações, Messi comemorou alguns desses gols com gestos descontraídos, com imitações de gestos característicos de heróis como Thor, Homem-Aranha e Pantera Negra. Diz o craque que é um pedido dos filhos, mas a MLS (Major League Soccer, a liga norte-americana) tem acordo comercial com a Marvel.

Depois de seu primeiro troféu nos Estados Unidos, Lionel voltou à Europa para receber, pela oitava vez, a "Bola de Ouro" da revista France Football, o que o isolou ainda mais como maior vencedor do prêmio.

A premiação considerou os feitos do argentino na temporada 2022/23, mas não foram os 21 gols e as 20 assistências em 41 jogos pelo Paris Saint-Germain ou o título do Campeonato Francês que o credenciaram a levar o troféu.

A premiação foi mais uma forma de celebrar sua atuação na Copa do Mundo no Qatar. O astro anotou sete gols, dois deles na decisão contra a França, além de ter dado três assistências, com atuações que o fizeram ser eleito o melhor jogador da competição.

No prêmio da revista francesa, ele desbancou Erling Haaland, do Manchester City, e Kylian Mbappé, seu ex-companheiro no PSG e seu adversário na final do Mundial.

"Se você não insiste nos seus sonhos, como eu fiz, as coisas não acontecem. Eu insisti e consegui", disse o argentino.

A conquista da Copa do Mundo também motivou Messi a deixar o futebol europeu. Ele mesmo reconheceu que havia chegado a hora de buscar uma liga com menos pressão e por isso escolheu os Estados Unidos.

Em Paris, ele não estava feliz. A relação com o clube e, principalmente, com os torcedores foi, durante a metade final de sua passagem, complicada devido aos fracassos na Champions League.

"Ir a Paris não era algo que eu queria. Eu não queria sair do Barcelona, e isso foi de um dia para outro", admitiu recentemente. "É o oposto completo do que está acontecendo agora [nos Estados Unidos], graças a Deus."

O "agora" a que ele se refere é a vida mais tranquila que leva com os filhos e a mulher em Miami. Não que não seja reconhecido ou arraste multidões por onde passa, mas ele encontrou espaço para fazer coisas simples, que na Europa nunca foram possíveis.

Espalhou-se na internet, por exemplo, uma vídeo em que ele e a família estavam em um supermercado fazendo compras. Apesar de tirar algumas fotos com fãs, ele parecia bem tranquilo com a situação.

"Estamos muito felizes de ter escolhido esse lugar para viver."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.