Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Corinthians é eliminado do Campeonato Paulista na fase de grupos

Vitória da Inter de Limeira sobre o Ituano acabou com as chances de classificação da equipe alvinegra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians está eliminado do Campeonato Paulista. Mesmo com uma rodada ainda em jogo pela primeira fase da competição, a equipe não tem mais chance de ficar com uma das duas vagas do Grupo C para o mata-mata do torneio.

Em um ano de reformulação de seu elenco após um 2023 ruim, em que lutou para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, a equipe fez um Paulista abaixo do esperado e chegou a flertar com a zona de rebaixamento à Série A2 do Estadual.

Embora tenha estreado com vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, emendou logo depois uma sequência de cinco derrotas, contra Ituano, São Bernardo, São Paulo, Novorizontino e Santos. O treinador Mano Menezes acabou demitido após perder para a equipe de Novo Horizonte, dentro de casa.

Yuri Alberto comemora gol durante a vitória do Corinthians por 3 a 2 sobre o Santo André
Yuri Alberto comemora gol durante a vitória do Corinthians por 3 a 2 sobre o Santo André - Marina Uezima/Brazil Photo Press/Folhapress

Thiago Kosloski comandou a equipe interinamente na derrota diante do Santos, na Vila Belmiro, enquanto a diretoria ainda buscava um nome definitivo.

Para se recuperar na competição estadual, a equipe, que à época estava em penúltimo, dentro da zona do rebaixamento, trouxe o técnico português António Oliviera, que estava no Cuiabá.

O time ensaiou uma recuperação, vencendo as duas partidas seguintes, contra Portuguesa (2 x 0) e Botafogo (4 x 1), mas a derrota por 1 a 0 contra a Ponte Preta, em casa, no domingo (25) tornou a já improvável classificação missão quase impossível. A equipe perdeu, afinal, ao menos metade (6) das 12 partidas disputadas na primeira fase do Paulista. Ainda joga contra o Água Santa, no próximo domingo (10), em Diadema, mas só cumpre tabela.

De nada adiantou a vitória sobre o Santo André, por 3 a 2, com emoção, neste sábado (2) para a classificação. O Corinthians abriu 2 a 0, com Maycon e Yuri Alberto, e cedeu o empate aos 42 do segundo tempo. Bruno Michel e Lorran fizeram para o time do ABC. Pedro Raul, já nos acréscimos, deu números finais à partida.

O Corinthians foi então aos 13 pontos na competição, e segue na lanterna do Grupo B. Mas, com a vitória da Inter de Limeira sobre o Ituano por 2 a 0, na noite deste sábado, o clube do Parque São Jorge não tem mis chances de alcançá-lo. Líder da chave, o Bragantino tem 18 pontos e já está classificado.

A equipe concentra agora suas forças na Copa do Brasil –está na segunda fase, após bater o Cianorte por 3 a o na primeira–, no Campeonato Brasileiro, que começa em abril, e na Copa Sul-Americana, também ainda por começar.

Duelo contra o lanterna

O Corinthians encontrou nesta tarde um Santo André --lanterna da competição, com 5 pontos e nenhuma vitória— aguerrido. No início da partida, conseguiu criar dificuldades. Mas conforme o primeiro tempo foi se desenvolvendo, a equipe da casa começou a controlar as ações. Aos 22, Fagner deu belo lançamento para Maycon que, dentro da área, matou no peito e chutou para abrir o placar.

O Santo André tentou pressionar no começo da segunda etapa. Assustou Cássio numa finalização de Igor Fernandes, defendida por Cássio, e numa cobrança de escanteio de Bruno Michel, que tocou o travessão.

O Corinthians resistiu bem e também teve oportunidades para aumentar, com Yuri Alberto, que cabeceou para a defesa de Luiz Daniel, e Fausto Vera, que, de fora da área, acertou chuta perigoso, que passou à esquerda do gol.

Aos 27, enfim, chegou ao segundo gol. Hugo tocou para Yuri Alberto que, da entrada da área, marcou.

Aos 35, Bruno Michel descontou para os visitantes após cobrança de escanteio. Pouco depois, Lorran esticou a perna dentro da área para empatar a partida, já aos 42 do segundo tempo. Nos acréscimos, porém, Fagner cruzou da direita e Pedro Raul escorou para dar a vitória à equipe paulistana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.