Quem é Aya Nakamura, cantora que se apresentou na abertura dos Jogos Olímpicos

Durante evento, ela interpretou uma canção de Charles Aznavour, um dos principais nomes da música francesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cantora francófona mais ouvida do mundo, Aya Nakamura chamou atenção por seu show na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Durante o evento, ela interpretou uma canção de Charles Aznavour, um dos principais nomes da música francesa. A apresentação foi acompanhada por instrumentistas da Guarda Republicana.

Joel Saget/AFP
A cantora Aya Nakamura - JOEL SAGET/AFP

Nakamura, que tem 29 anos, nasceu em Mali, mas imigrou para a França ainda criança. Ela é uma das cantoras mais populares do país, acumulando mais de nove milhões de ouvintes mensais no Spotify.

A artista, conhecida por misturar pop e R&B em seus trabalhos, já lançou quatro álbuns de estúdio, sendo que o mais recente é intitulado "DNK", do ano passado. Entre as suas músicas mais famosas estão "Copines", "Doggy" e "Djadja", que a catapultou à fama, em 2018.

Em fevereiro, Nakamura ganhou um prêmio Victoire —o equivalente francês do Grammy— de melhor artista feminina.

Nesse mesmo mês, ela passou a sofrer ataques depois que o semanário L'Express anunciou que ela faria uma apresentação na abertura das Olimpíadas.

Líder do partido de extrema direita Reunião Nacional, Marine Le Pen se opôs a esta possibilidade, acusando o presidente Emmanuel Macron de querer "dividir" e "humilhar os franceses", devido à "sua roupa", à "sua vulgaridade" ou ao fato de que ela "não canta em francês". As críticas foram consideradas racistas.

Em resposta, cerca de 20 ativistas antirracismo dançaram canções da franco-maliense em frente à sede do partido, que estava fechada.

O comitê organizador da cerimônia se disse ofendido pelos ataques racistas e declarou apoio à artista. A polêmica prosseguiu nas redes sociais durante a semana passada. A ministra dos Esportes, Amelie Oudea-Castera, usou a plataforma X para afirmar seu apoio a ela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.