Por que falar de velhices LGBTI+?

Idosos LGBTI+ brasileiros encaram preconceito contínuo e acesso limitado à saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carolina Rebellato

Professora do departamento de terapia ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente do departamento de gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro.

Milton Crenitte

Geriatra, coordenador do ambulatório de sexualidade da pessoa idosa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ é celebrado no dia 28 de junho, data do marcante movimento de luta contra a opressão e pela garantia de direitos das pessoas LGBTI+, a rebelião do pub Stonewall Inn em Nova York, em 1969.

Aqueles jovens, que lutaram coletivamente para serem quem são, por seus direitos e pela diminuição da violência contra a pessoa LGBTI+, são velhos hoje.

No Brasil, os LGBTI+ idosos são aqueles que não morreram de fome pela falta de oportunidade ao longo da vida ou violentamente assassinados, dados como desaparecidos durante a ditadura. Também são aqueles que não foram vítimas da Aids e, agora, da Covid-19. Tantos outros foram discriminados e hostilizados por seus familiares e comunidade .

Por um lado, LGBTI+ idosos participaram ativamente da conquista de direitos essenciais para as novas gerações (ou testemunharam esses avanços) e resistiram à demonização imposta à pessoa LGBTI+.

Por outro, foram condicionadas a ocupar um lugar social marginalizado com acesso à saúde limitado e inseridos em um grupo de pessoas com risco elevado de vulnerabilidade social e de violência, com menor rede de apoio.

pessoas estão embaixo de enorme bandeira do arco-íris
18ª Parada do Orgulho LGBTQI+ na avenida Paulista, em 2014 - Danilo Verpa - 04.mai.2014/Folhapress

Nessa trajetória, combateram preconceitos mergulhados no conservadorismo, no fundamentalismo religioso, no machismo e nos preceitos heteronormativos —e continuam se opondo a isso tudo.

Quantos velhos não podem, até hoje, serem quem são? Não podem amar ou declarar o seu amor? Sofrem calados por medo, por vergonha, por compaixão.

Quantos morreram ou irão morrer sem expressar a sua identidade de gênero e orientação sexual? Quantas pessoas LGBTI+ não conseguirão, em pleno século 21, ao menos, envelhecer? Se foi possível por um tempo ter orgulho e unir forças para criar ações coletivas de cuidado, hoje o medo da violência, de ser empurrado de volta para o armário e de morrer sozinho voltam a assombrar.

O descaso político, o analfabetismo de gênero e sexualidade (temas tabus no Brasil de hoje) e a falta de informação precisa sobre o número de pessoas idosas LGBTI+, bem como de suas condições de saúde, dificultam a análise e a implementação de medidas adequadas.

Pior, como se não já bastasse a presença da LGTBfobia, enfrentam agora o idadismo. E se forem negros, o racismo interseccionado!

O cenário de omissão e negligência, somados à compreensão de que envelhecer ainda não é um direito de todos, uniu três instituições com o propósito de produção de um material técnico sobre as velhices LGBTI+: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro, a Associação Não Governamental EternamenteSOU e o Centro Internacional de Longevidade.

O diálogo sobre velhices LGBTI+ deveria extrapolar os meios acadêmicos e alcançar o público diverso, visando transformar teorias e vivências pessoais e/ou coletivas em ressignificação de conceitos e práticas.

O compêndio “Introdução às Velhices LGBTI+”, de acesso gratuito, reuniu 24 autores, que versam sobre temas diversificados, como direitos, participação social, acesso à serviços de saúde, moradia, interseccionalidade e saúde mental.

Produzido com linguagem simples e atual, mescla evidências científicas e narrativas de vida, a fim de quebrar concepções conservadoras sobre a velhice. Insere-se num movimento de construir uma sociedade mais tolerante e colaborativa para todos.

SEÇÃO DISCUTE QUESTÕES DA LONGEVIDADE

A seção Como Chegar Bem aos 100 é dedicada à longevidade e integra os projetos ligados ao centenário da Folha, celebrado neste ano de 2021. A curadoria da série é do médico gerontólogo Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.