Politize! e Turma do Jiló vencem Escolha do Leitor

ONG de educação política ganha em número de votos e ONG que promove inclusão capta mais doações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Politize! levou o Troféu Escolha do Leitor com 26% dos votos do público. Foram 40 dias em que as 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social concorreram juntas pela preferência popular.

Dos 308.079 votos recebidos na plataforma virtual, 80.460 foram para a Politize!, 49.729 para a Turma do Jiló e 48.552 para o Fundo Social Estímulo.

A organização vencedora, liderada por Gabriel Marmentini, dividiu sua mobilização nas redes sociais entre pedidos de votos para a Escolha do Leitor e para as eleições aos cargos públicos deste ano.

Gabriel Marmentini é diretor-executivo da Politize!, organização que venceu a Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2022
Gabriel Marmentini é diretor-executivo da Politize!, organização que venceu a Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2022 - Renato Stockler/Folhapress

Isso porque a Politize! trabalha com educação política, incentivando que cidadãos de todo o país exerçam seus direitos cívicos na democracia. Entre eles, votar.

Na Escolha do Leitor, o objetivo era sensibilizar. "Tentamos convencer pessoas de que ganhar o prêmio traria mais visibilidade e legitimidade para a Politize!. E que votar era rápido e indolor", diz Gabriel.

A Turma do Jiló ficou em segundo lugar, com 16% dos votos, seguida de perto pelo Fundo Social Estímulo, também com 16% do volume total. Enquanto a ONG fez lives e mutirões, a galera do fundo mobilizou comerciantes beneficiados para pedir voto.

E as vozes de quatro famosos se somaram às dos empreendedores sociais na corrida pela preferência do público.

Alok apadrinhou os finalistas em Soluções Comunitárias: Diaspora.Black, Gastronomia Periférica e Na Ponta dos Pés. A apresentadora Angélica pediu votos para Benfeitoria, Fundo Social Estímulo e Todos Pela Educação, da categoria Destaques na Pandemia.

Em Inovação em Meio Ambiente, o ator Cauã Reymond fez torcida para Brigadas Pantaneiras, Idesam e Mapbiomas. E o rapper Criolo pediu votos por ID_BR, Politize! e Turma do Jiló, de Direitos Humanos.

Os vídeos dos padrinhos circularam nas redes sociais e contribuíram para dar ainda mais visibilidade à premiação.

A Escolha do Leitor, realizada pela Folha em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank, mais uma vez incentivou a cultura de doação.

"A plataforma é vitrine de reconhecimento para empreendedores sociais, e é mais um canal para captar recursos e potencializar o trabalho dessas iniciativas de impacto", diz Sulamita Santana, coordenadora de comunicação do Movimento Arredondar.

O pedido era: "Vote e, se puder, doe." Chamado fundamental em momento de crise no país, em que ONGs, movimentos e negócios sociais servem de apoio a populações mais vulneráveis.

"O empreendedorismo é fundamental na redução das desigualdades sociais", diz Paulo Samia, CEO do UOL. "A premiação reconhece o valor das ações de empreendedores brasileiros em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva, com iniciativas inovadoras e de impacto."

Foram R$ 12.678 captados entre os finalistas. A Turma do Jiló arrecadou mais da metade das doações (R$ 6.658), seguida de Fundo Social Estímulo e Na Ponta dos Pés.

A captação segue até o final do ano no site. "Não basta apoiar causas só no discurso, precisamos de ações diretas e doar é o melhor caminho", diz Ruy Fortini, CEO da Doare.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.