Prêmio de Turismo Responsável reconhece iniciativas que promovem impacto socioambiental

Integrantes da Rede Folha estão entre os vencedores do concurso na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Empresas e profissionais do turismo se reuniram neste mês para a terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável. Entre os vencedores de 2023 estão três organizações que fazem parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

O concurso é um dos mais importantes do setor e apresenta versão latino americana da Global Responsible Tourism Awards, organizado pela WTM (World Travel Market).

Cerca de 20 pessoas se reúnem à frente de um palco; cada uma segura um tipo de certificado que representa o Prêmio de Turismo Responsável; elas sorriem para a foto e usam roupas formais
Vencedores do Premio de Turismo Responsável; premiação tem o objetivo de inspirar todo o setor a assumir responsabilidades para um desenvolvimento mais sustentável no mundo das viagens e turismo - Divulgação

O objetivo é dar visibilidade a iniciativas que inspiram a promoção do turismo responsável e sustentável na América Latina.

Neste ano, o prêmio reconheceu iniciativas em seis categorias que abordam temas como conservação do meio ambiente, inclusão e diversidade, desenvolvimento econômico justo e as relações entre turistas e seus destinos de viagem.

Criado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, o projeto Dona do Meu Fluxo venceu na categoria "Melhores Soluções para Gestão de Resíduos Plásticos". A iniciativa ajudou a reduzir a geração de lixo em 225 toneladas por meio da distribuição de coletores menstruais e beneficiou 4.500 mulheres no mundo.

Mariana Madureira, co-fundadora da Raízes Desenvolvimento Sustentável e finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro em 2012, lembra que o prêmio é resultado de um projeto antigo.

"É o reconhecimento de um projeto que a Raízes e a Korui, duas empresas B femininas, desenvolvem desde 2017 para empoderar mulheres vulneráveis. O turismo entra como alternativa para financiar os custos de distribuição dos coletores menstruais que ajudam a diminuir plásticos nos rios da Amazônia."

A Diaspora.Black foi premiada na categoria "Soluções para a Promoção da Diversidade e Inclusão".

Fundada por jovens empreendedores negros, a empresa criou um marketplace de turismo e cultura negra com serviços de divulgação e reservas de hospedagem. A startup também foi uma das vencedoras do Prêmio Empreendedor Social em 2022.

"O prêmio não só gera visibilidade nacional, mas abre oportunidades para o crescimento do negócio", diz Carlos Humberto, diretor- executivo e cofundador da Diaspora.Black.

Vencedor na categoria "Conexões Significativas", o IPÊ -Instituto de Pesquisas Ecológicas- foi reconhecido pelo projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia.

Com o barco Maíra, o Instituto percorre a região do baixo Rio Negro promovendo ações educativas e apoiando atividades de organização comunitária.

No mesmo dia em que o Brasil teve sua primeira morte pelo coronavírus, em 12 de março de 2020, empreendedores sociais se juntam ao movimento global Healing Trees, do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, para plantar cem árvores em homenagem às vítimas da pandemia no país - Folhapress

Para Nailza Porto, coordenadora do IPÊ, o prêmio reconhece o protagonismo da região amazônica e o turismo local. "A valorização do saber fazer dos povos da floresta sempre será uma experiência transformadora para o visitante e para o visitado."

O instituto, liderado por Suzana e Cláudio Pádua, conquistou em 2009 o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

Confira todos os vencedores do Prêmio de Turismo Responsável 2023

Foram premiadas até quatro organizações em seis categorias

  • Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos

    Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil) | Pipa Convention Bureau (Brasil) | Wilderness Patagonia (Argentina)

  • Melhores conexões significativas

    La Moya (Equador) | Mobiliza São Luiz (Brasil) | Instituto de Pesquisas Ecológicas Ipê (Brasil) | Quinti Equador (Equador)

  • Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação

    Governo de Antioquia (Colombia) | Rota do Enxaimel (Brasil)

  • Abordando as mudanças climáticas

    Say Hueque (Argentina) | Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil)

  • Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão

    La Union Coffee Farm (Colômbia) | Rede Batuc (Brasil) | Diáspora Black (Brasil)

  • Melhores iniciativas para a conservação da natureza

    Las Torres Patagônia (Chile) | Toca do Kaynã (Brasil) | Wilderness Patagonia (Argentina)

"Para o Instituto Vivejar, promover o turismo responsável é o principal caminho para o Brasil neste momento", diz Marianne Costa, diretora-executiva do Instituto Vivejar, que executa o prêmio no Brasil.

"Dos 15 vencedores, oito são iniciativas brasileiras e três lideradas por integrantes da Rede Folha, o que representa uma conquista e confirma o protagonismo da nossa rede", completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.