Projeto audiovisual Utopia Brasil vai documentar a reconstrução de São Sebastião

'E o Morro Desceu no Carnaval', parceria da TV Folha com a FICs, teve exibição para convidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O documentário "E o Morro Desceu no Carnaval", sobre a catástrofe causada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo, foi apresentado na noite desta quinta-feira (13) em um coquetel no Hotel Boutique Casanova, na ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em meio ao burburinho da Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, realizado na Cidade das Artes, no mesmo bairro, o cineasta Newton Cannito reuniu nomes do audiovisual e autoridades para assistir o filme documental produzido pela TV Folha e pela FICs (Fábrica de Idéias Cinemáticas).

Marcius Lee, Paulo Protásio e Gabrielle Guimarães no hotel Casanova na ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca
Marcius Lee, Paulo Protásio e Gabrielle Guimarães no hotel Casanova na ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca - Divulgação

À frente da FICs, escola de audiovisual e arteterapia que produz filmes e séries de impacto social, como "Unidade Básica" (Globoplay), Cannito anunciou a nova fase do projeto Utopia Brasil, que se propõe a imaginar futuros para o país na perspectiva da Agenda 2030 da ONU.

A começar pelo longa documental "São Sebastião 2030", que vai acompanhar o processo de reconstrução das regiões afetadas pela catástrofe das chuvas em fevereiro, dando sequência ao trabalho realizado em parceria com a Folha.

"O filme irá ouvir vítimas, moradores, autoridades, especialistas e ativistas para começarmos a imaginar um futuro mais sustentável", explica Cannito.

Ele coordena a residência criativa da Utopia Brasil no município de São Sebastião, instalada em uma casa na Barra do Uma, onde oferecerá cursos e vivências gratuitos, com o mote "voltar a sonhar", para a população local que deseje participar.

A residência também é sede da EAT, a Escola de Avatar Tropical, que trabalha na potencialização de talentos e a formação de influencers sociais, que atuem para apoiar causas.

"Agora o metaverso Utopia Brasil deu um passo além, com a EAT. Nosso objetivo é usar a criatividade para imaginar futuros desejáveis e caminhos reais para se chegar a ele. Estamos convidando todos a cocriar essa utopia conosco", completa Cannito.

Todo esse processo será acompanhado e registrado no documentário "São Sebastião 2030".

Usar a arte e o audiovisual como ferramenta para aceleração da implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a agenda 2030 é uma estratégia para ganhar corações e mentes, segundo Paulo Protásio, diretor-executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Correalizador do evento, Protásio ressaltou que este é o objetivo da plataforma Rio 2030, no mesmo espírito da Rio 92, conferência que é um marco no debate ambiental.

"Os avatares tropicais representam um canal de comunicação com esse mundo mais responsável, sustentável e inclusivo que queremos para 2030 e nos inspiram a agir individualmente e buscar as parcerias necessárias para construir uma nova realidade onde tragédias como a de São Sebastião, Brumadinho e tantas outras não se repitam", afirmou Protásio.

O coquetel para convidados teve como anfitrião o cineasta Felipe Bretas, dono do hotel Casanova, e contou com a presença de realizadores, como Leonardo Monteiro de Barros, sócio da Conspiração Filmes e membro-fundador da Academia Brasileira de Cinema.

Também compareceram Marcius Lee, assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e Gabrielle Guimarães, assessora da Rio 2030 na Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade.


E o Morro Desceu no Carnaval

Reportagem Eliane Trindade
Roteiro e edição Giovanna Stael
Direção Newton Cannito
Fotografia Marlene Bergamo e Rodolfo Figueiredo
Produção Eliane Trindade e Marlene Bergamo
Editora da TV Folha Beatriz Peres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.