Tire suas dúvidas sobre a categoria jovem do Prêmio Empreendedor Social

Lives no Youtube nesta terça-feira (16) dão dicas sobre inscrição e explicam processo seletivo que vai reconhecer iniciativas de empoderamento econômico para juventude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As inscrições para a nova categoria Jovens Transformadores do Prêmio Empreendedor Social se encerram no próximo domingo (21) às 18h. A comissão organizadora do concurso vai promover, nesta terça-feira (16), duas lives interativas para dar dicas sobre a inscrição e tirar dúvidas dos candidatos.

Os encontros ao vivo acontecem às 12h e às 17h30 no canal da Ashoka no Youtube, em youtube.com/@ashokabrasil, com duração de 1 hora cada. A apresentação é de Midria Pereira, que coordena as estratégias de juventudes e engajamento da Ashoka no Brasil.

Jovens de todo o país entre 16 e 25 anos à frente de iniciativas de empoderamento econômico podem se inscrever na categoria Jovens Transformadores, realizada em parceria da Folha com a Ashoka e o Instituto Coca-Cola Brasil.

A ideia é reconhecer iniciativas de fortalecimento das juventudes, para fomentar nesta edição histórica de 20 anos do prêmio o futuro do campo da inovação social no país.

O concurso busca líderes prioritariamente de populações historicamente excluídas que atuem em iniciativas, projetos, movimentos, coletivos ou coalizões de empoderamento econômico e inclusão produtiva de outros jovens, pessoas, grupos ou comunidades historicamente excluídas e em situação de vulnerabilidade social.

Tire suas dúvidas sobre a categoria jovem do Empreendedor Social

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Prosas, em folha.com/jovenstransformadores2024. A pessoa que deseja se candidatar precisa preencher um formulário e enviar um vídeo contando mais sobre si e sua iniciativa.

Na mesma categoria, outros três líderes serão reconhecidos, dentre os 51 Jovens Transformadores que já fazem parte da comunidade Ashoka.

Grupo com 21 jovens se reúne para a foto; ao fundo aparece um painel impresso do evento LED
A turma de Jovens Transformadores Ashoka 2023, composta por 21 representantes de todas as regiões do Brasil - Divulgação

Os seis destaques serão reconhecidos na cerimônia dos 20 anos do Empreendedor Social 2024, em 12 de novembro, no Theatro Municipal, em São Paulo. O evento de premiação, que é realizado desde 2005 por Folha e Fundação Schwab, também homenageará os vencedores das categorias Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram.

Os premiados no concurso ganham projeção nacional e internacional, tornam-se referência no campo da inovação social e acessam novas oportunidades de qualificação e trabalho em rede, impulsionados pelas comunidades de empreendedores sociais vinculados a Rede Folha, Rede Schwab, Ashoka, Instituto Coca-Cola Brasil, dentre outros parceiros da premiação.

QUEM PODE PARTICIPAR

Serão aceitas inscrições de ações desenvolvidas em todas as regiões do Brasil por pessoas físicas jovens que cumpram os seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 25 anos

  • Ser residente e domiciliado no Brasil (independentemente de sua nacionalidade)

  • Estar à frente de iniciativas focadas em empoderamento econômico com ou sem personalidade jurídica, como coletivos, redes, coalizões, grupos, plataformas e articulações multissetoriais

  • Demonstrar o seu vínculo com a iniciativa e ter funções de liderança

  • Candidatos que se auto identificam como pessoas negras ou indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, provenientes de periferias, favelas, zonas rurais, florestais, terras indígenas e quilombolas

O Empreendedor Social 2024 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola Brasil, Instituto Coca-Cola Brasil, Sesi, Liberta e SOS Mata Atlântica. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.