Programa de inclusão produtiva impacta meio milhão de brasileiros em 2 anos

Iniciativa da Ambev voltada para empreendedores e pessoas que buscam trabalho já gerou mais de R$ 620 milhões em renda indireta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Desde 2022, o programa de inclusão produtiva Bora, da Ambev, impactou mais de 500 mil pessoas com oportunidades de trabalho, conhecimento, profissionalização e conexões entre quem busca emprego e quem quer contratar funcionários.

Além de contribuir para a geração de renda e a redução de desigualdades sociais, o programa visa proporcionar dignidade e independência financeira aos beneficiários.

Pessoas que buscam trabalho podem se cadastrar no site oficial, descrevendo seus interesses e objetivos profissionais. Estes perfis são disponibilizados a potenciais empregadores.

O candidato será notificado por SMS caso alguém se interesse por seu perfil e poderá iniciar uma conversa com essa pessoa.

A imagem mostra um grupo diverso de pessoas caminhando em uma rua de uma comunidade. Ao fundo, é possível ver várias casas coloridas construídas em um morro. As pessoas na frente estão sorrindo e parecem determinadas, com uma mulher de cabelo curto e preto no centro, vestindo um macacão preto. O grupo inclui homens e mulheres de diferentes idades e estilos, todos caminhando juntos sob a luz do sol.
Funcionários, consumidores e fornecedores do ecossistema da Ambev - Divulgação

O Bora fornece ainda ferramentas para expansão e aperfeiçoamento de negócios de micro e pequenos empreendedores, bem como trilhas de conhecimento focadas em empreendedorismo e inclusão de comunidades no mundo do trabalho.

Também são oferecidas soluções financeiras com programas de pontuação e opções personalizadas de microcrédito.

Em dois anos de existência, a plataforma gerou mais de R$ 620 milhões em renda indireta.

Para mensurar os resultados do programa, a Ambev conta com o apoio da Oppen Social, consultoria que desenvolve soluções de impacto.

Após acompanhar beneficiados por 18 meses, a organização constatou que participantes do Bora têm 33% mais chances de conseguir um trabalho e duas vezes mais chances de gerar renda para si.

O objetivo do projeto é impactar 5 milhões de pessoas no Brasil em um período de dez anos.

Além de ser uma plataforma, o Bora é um hub de inclusão produtiva composto por empresas, organizações sociais e entes governamentais, que trabalham juntos em mais de 30 projetos em todo o território nacional.

A Ambev tem desenvolvido outras ações de impacto positivo. Exemplo disso é a Água AMA, seu primeiro produto social, cujas vendas são revertidas para um projeto de ampliação do acesso à água potável no semiárido brasileiro.

No início deste ano, a iniciativa, desenvolvida em parceria com a Água Camelo, startup finalista do Prêmio Empreendedor Social em 2023, alcançou a marca de 1 milhão de pessoas impactadas por soluções de infraestrutura como poços profundos e bebedouros públicos.

homem enchendo garrafa com água de caixa
AMA leva água potável a comunidades no semiárido brasileiro, periferias no Sudeste e comunidades indígenas no Acre - Divulgação

Outra iniciativa de impacto é o Voa, projeto de transformação social que promove o compartilhamento de conhecimento e experiências de gestão com ONGs.

"Estamos protagonizando um salto na área social, que nos desafia a trazer soluções para problemas da sociedade na mesma velocidade que inovamos com nossos produtos", afirma Carlos Pignatari, diretor de impacto social da Ambev.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.